Onde apreciar o gim, bebida da moda na Inglaterra

Depois de um momento turbulento em sua história, surgiram novos bares e destilarias da bebida em Londres e outras cidades da Inglaterra

Gim é usado em vários drinks famosos
Gim é usado em vários drinks famosos Foto: A Syed

O gim está em seu momento de fama. Depois de um passado turbulento na Grã-Bretanha (quando foi associado a problemas sociais no século 18 e mais recentemente, ao ser visto como a bebida alcoólica favorita das vovós) estão surgindo novos bares e destilarias de gim em Londres e outras cidades da Inglaterra. A bebida voltou a estar na moda. Bem-vindo à nova onda do gim.

Um pouco de história

O gim foi inventado na Holanda, no século 17, por um médico holandês, Franciscus Sylvius – como muitos dos atuais aperitivos e acompanhamentos para o jantar, começou como um medicamento. Os ingleses tiveram tempo suficiente para perceber o impacto da bebida durante a Guerra dos Oitenta Anos (ou Revolta Holandesa, de 1568 a 1648), quando lutaram contra os espanhóis na Holanda, e notaram seu efeito calmante antes das batalhas – vem daí, supostamente, a origem do termo “coragem holandesa”.

Os ingleses adotaram a bebida em grande escala, fazendo misturas de terebintina (obtida a partir da destilação de pinho) com a bebida alcoólica para dar mais sabor, o que é desaconselhável hoje em dia! O gim era barato e logo foi associado a problemas sociais, fato muito bem ilustrado na gravura de William Hogarth de 1751, Gin Lane, que pode ser vista no Museu Foundling na Bloomsbury de Londres. Na gravura, uma área atingida pela pobreza ao norte de Covent Garden torna-se palco de todos os tipos de desastres domésticos: uma mulher bêbada e seminua deixa seu filho cair de seu colo para a morte certa, brigas dominam a cena, um garoto divide um osso com um cachorro e todos bebem gim. A gravura ganhou o apelido de “destruição de mãe”.

Da destruição a bebida da moda

Agora, mais do que nunca, a Grã-Bretanha parece estar pronta para novas viagens pela Rota do Gim (espera-se que com mais moderação do que na época de Hogarth) e novas destilarias estão surgindo em Londres e outros lugares da Inglaterra.

Destilaria City of London, 24 Bride Lane, Londres

Inaugurada em 5 de novembro do ano passado, a Destilaria City of London fica bem próxima à Fleet Street. É uma combinação de destilaria, bar e atração turística: o público pode ver em primeira mão como a bebida é feita em uma aula sobre gim ou na visita guiada com o mestre destilador Jamie Baxter, um verdadeiro especialista cujo entusiasmo pela ciência por trás da criação do gim é contagiante. Comece com um gim-tônica, depois faça a degustação de quatro tipos de gim. Um instrutor explica como a bebida foi criada, do precursor Genever (gim holandês), passando pelo Old Toms (a criação do século 19 de gim seco londrino), e finalmente um exemplo da tendência atual de usar condimentos e ingredientes incomuns. A Gin Experience Master Class custa aproximadamente 35 libras. A aula é sempre às 18:30, com uma hora de duração, e há opções de segunda a quinta-feira. Há um horário extra no segundo sábado de cada mês, às 13 horas.

Sipsmith, 27 Nasmyth Street, zona oeste de Londres

Esta é a primeira destilaria londrina com alambique de cobre dos últimos 200 anos. O gim diferenciado da Sipsmith combina frutas cítricas, junípero (também chamado de tamargueira) e coentro, e você pode fazer uma visita guiada para ver como o ‘Prudence’ – como é conhecido o alambique de cobre – faz diferença no preparo da bebida. Tem-se a impressão de que o edifício estava fadado a funções etílicas: já foi lar de um conceituado especialista britânico em uísque, Michael Jackson, e antes disso abrigou uma microcervejaria de um pub do bairro. As visitas à destilaria acontecem às quartas-feiras, a partir das 18 horas, e custam 12 libras.

Sacred, 5 Talbot Rd, zona norte de Londres

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge, atuando depois como banqueiro e destilador, Ian Hart produz gim em sua casa, em Highgate. Os 12 ingredientes orgânicos incluem frutas cítricas frescas, junípero, cardamomo, noz-moscada e um tipo de incenso chamado Boswellia sacra. Compre este gim na Selfridges, ou prove-o no Hotel Duke’s (onde Ian Fleming, que criou o agente secreto James Bond, gostava de beber e escrever).

Portobello Ginstitute, 171 Portobello Rd, zona oeste de Londres

Faça sua própria combinação no Ginstitute, que se autointitula o “segundo menor museu de Londres”. Trata-se de um evento educativo – comece no térreo com a história do gim e depois siga para o laboratório – no caso, a sala de destilação – para uma aula científica. Sinta o aroma de vários ingredientes e crie seu próprio sabor de gim, deixando a receita de sua invenção pessoal engarrafada, que será arquivada para que você encomende novamente a mistura quando desejar. O curso de 100 libras inclui um coquetel de recepção, a aula, uma garrafa de 700 ml de gim Portobello Road Nº 171, uma garrafa de 700 ml de sua criação e um Martini “como bônus extra”.

Novo bar e terraço do Hyatt Regency de Londres – The Churchill, centro de Londres

Reduto para beber em Londres, o novo bar e o terraço do hotel Hyatt Regency serão, por excelência, o ambiente britânico perfeito para apreciar seu gim. O nome do hotel foi uma homenagem a Sir Winston Churchill após sua morte, em 1965. A família aprovou a homenagem ao ilustre antepassado. Até as caixas de fósforo ostentam desenhos art déco de animais de estimação de Churchill e, naturalmente, há uma caixa de madeira de carvalho para charutos em homenagem a ele. Águas tônicas caseiras acompanham os gins artesanais, que você pode saborear enquanto escolhe um livro da biblioteca com curadoria da Daunt Books, uma das melhores livrarias independentes de Londres.

South Place Hotel, Londres

Se você precisar de um lugar para descansar depois de tanto gim, mas tiver desenvolvido um apreço pela bebida e quiser tê-la à mão, faça uma reserva no South Place Hotel. Uma das novidades mais originais da capital, no coração da cidade de Londres, o badaladíssimo South Place tem uma garrafa de gim Sipsmith em cada quarto – e os garçons do bar no térreo vão preparar um coquetel de gim quando você estiver pronto para mais.

Casas de gim fora da capital

Gim de Plymouth, Sudoeste da Inglaterra

O gim de Plymouth tem uma Indicação Geográfica Protegida, que se refere a qualquer gim destilado em Plymouth, uma cidade com forte tradição naval, situada na costa sudoeste da Inglaterra. O gim de Plymouth era popular no início do século 20 e como base naval, a cidade tinha de saciar a sede da Marinha Real Britânica, por isso supria todos os novos navios com um “kit de preparação de gim de Plymouth”. A bebida passou a ser amplamente consumida na Índia Britânica, onde era misturada com água tônica – que tinha a vital quinina contra a malária – dando origem ao gim-tônica que conhecemos e apreciamos hoje em dia. É possível visitar a destilaria Black Friars, sede em funcionamento do gim de Plymouth desde 1793, e beber um coquetel no salão da cafeteria, onde dizem que os peregrinos passaram a última noite antes de zarpar no Mayflower para o Novo Mundo.

The Feathers Hotel, Woodstock, Oxfordshire

Paraíso dos amantes da boa culinária, The Feathers é famoso por seu excelente restaurante, mas é o gim que rouba a cena. Depois de ganhar o prêmio Olive Restaurant por seus “serviços relativos ao gim”, The Feathers pode reivindicar o título de bar mais bem abastecido de gim da Grã-Bretanha, com mais de 160 variedades! Você também pode passar a noite lá e explorar a feira da cidade de Woodstock, a “porta de entrada para Cotswolds”, ou visitar o magnífico Palácio de Blenheim nas proximidades.

Destilaria de designer

A novidade para 2013 é a destilaria Bombay Sapphire, prevista para ser inaugurada no fim do ano, em Hampshire, e projetada pelo homem do momento, Thomas Heatherwick (o designer britânico responsável pela Pira Olímpica, projeto do Heatherwick Studio.) A reforma de milhões de libras do que foi, durante 200 anos, uma das fábricas de cédulas mais importantes da Inglaterra deve atrair 100 mil visitantes por ano. Você terá a oportunidade de provar e saber mais sobre o gim Bombay Sapphire, que foi criado em 1761 e tem uma receita secreta. A destilaria está sendo construída em uma área industrial abandonada de dois hectares, perto de Laverstoke Park, 96 quilômetros a sudoeste de Londres. O destaque da construção será a “casa de vidro”, que vai abrigar as 10 plantas usadas para fazer a bebida. Acesse www.laverstokemill.co.uk para saber mais detalhes.

Leia mais
Comente

Hot no Donna