ONU Mulher vai unificar atividades de quatro agências sobre igualdade de gênero

Organização foi apresentada hoje e começa a funcionar em janeiro de 2011

As quatro agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuam na área de promoção dos direitos da mulher, vão trabalhar em conjunto. A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres começa a funcionar em janeiro de 2011.

Criada no início deste mês, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU Mulher foi apresentada hoje (14), durante a 11ª Conferência Regional Sobre a Mulher da América Latina e do Caribe.

De acordo com a representante do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) para o Cone Sul, Rebeca Tavares, a nova entidade vai consolidar todo o trabalho entre as várias agências da ONU que tratam da questão das mulheres.

– Nosso papel vai ser operacional no sentido de promover programas para trabalhar junto com os governos no mundo. Alguns deles já têm declarado e assinado convênios com relação à igualdade das mulheres – explicou.

Ela disse ainda que a ONU Mulheres também vai apoiar ações de fiscalização pela sociedade civil. Segundo Rebeca, os cidadãos capacidade de observar e de monitorar ações do governo e reforçar a implementação de reformas no sistema de segurança pública, educação e políticas de trabalho para as mulheres.

A entidade vai dar continuidade ao trabalho nas áreas de violência contra a mulher, de prevenção ao HIV/AIDS, participação política e empoderamento econômico, além de outros temas que possam surgir.

A ONU Mulheres é a junção das agências: Divisão para o Avanço das Mulheres, Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e o Escritório de Assessoria Especial em Questão de Gênero.

Leia mais
Comente

Hot no Donna