Os aplicativos favoritos dos usuários de tablets

Estilo Próprio ouviu fãs destes aparelhos que dão ótimas dicas de aplicativos

iPad (foto), da Apple, é o mais popular dos tablets
iPad (foto), da Apple, é o mais popular dos tablets Foto: Divulgação

Sabe aquela frase “Diga-me com quem andas e te direi quem és”? Pois no mundo dos tablets – as pranchetas eletrônicas que navegam na internet, não tem teclado externo e possuem telas sensíveis ao toque – a frase, adaptada, cai muito bem. “Diga-me que aplicativos usa e te direi quem és”.

Folhear eletronicamente o tablet de alguém diz muito sobre a pessoa. Conforme o usuário vai “baixando”, comprando os aplicativos, espécie de programinhas especiais para eles, vai se configurando o repertório de interesses. Normalmente estão ali as ferramentas de trabalho, ou aplicativos que mantem o proprietário informado para sua atividade profissional. Mas depois disso, tudo é pura diversão.

Bancas de revistas, programas para desenhar, para escolher a cor do esmalte ou o corte do cabelo, são algumas das opções. Mas há os editores de filmes, de fotos, os incríveis joguinhos, os passeios por acervos de museus com explicações detalhadas e muito, muito mais.

Com a onda crescendo entre os usuários locais, mesmo que o tablet de maior sucesso, o iPad, ainda não tenha disponibilizado todos seus aplicativos na sua loja virtual brasileira, trocar dicas do que baixar e usar nos aparelhos é mania.

Reunimos alguns destes usuários antenados, que transitam em diferentes áreas. Eles dividem com os leitores como usam seus tablets. Papel e caneta na mão para anotar as dicas. Ooops…

Melhor dizendo: agarre seu tablet para começar tocar na tela e baixar os aplicativos que mais lhe interessam.

* * *

Brinquedo de gente grande
Cláudia Laitano

Eu estava na loja da Apple no SoHo, em Nova York, quando o simpático vendedor que me ajudava a mexer pela primeira vez no meu iPad recém-comprado deu a melhor definição de tablet que eu já ouvi: o iPad é um brinquedo de gente grande, quanto mais a gente brinca, mais quer brincar.

E não é que é? Parte do sucesso do tablet da Apple e de seu potencial lúdico pode ser atribuído a esses programinhas chamados “aplicativos” (ou apps), que divertem, ensinam e facilitam a vida do usuário de maneiras que a gente nem imaginava que era possível antes de eles serem inventados. Quando soube que já estavam inventando apps para de gatinhos (aqueles com unhas afiadas) e bebês que ainda nem falam percebi que essa brincadeira tecnológica não tem limites – e o mais legal é que está apenas começando.

Os tablets têm a cara do dono. Estão lá seus jornais e revistas preferidos, os livros, músicas e vídeos que você baixou e itens que se referem especificamente a sua profissão. Todo novo usuário pode começar a brincadeira montando uma cesta básica de aplicativos a partir dos seus gostos pessoais e atividades.

A lista abaixo, com alguns dos aplicativos que estão no meu iPad, é uma sugestão para quem está chegando agora e para os usuários que, como eu, estão sempre querendo dar uma espiadinha no tablets dos outros para descobrir as novidades.

? AMAZON – aplicativo obrigatório para quem lê em inglês e não tem preconcento com livros eletrônicos. A Amazon tem uma seção chamada “Kindle for iPad”, com diversos títulos à disposição.

? IBOOKS – outro aplicativo básico para quem gosta de livros. Vários títulos clássicos estão à disposição em seu idioma original. Não tem caos aéreo que me pegue sem algo para ler.

? BOOK CRAWLER – este aqui eu adoro. Sabe aquele seu projeto de organizar as leituras, com informações sobre o livro e uma resenha pessoal? O Book Crawler ajuda você a ser um leitor mais organizado.

? ALICE THE WONDERLAND – este livro é quase um catálogo das possibilidades futuras do livro eletrônico. As crianças adoram a interatividade, mas elas são tão boas que, em geral, elas não param para ler o livro… Em inglês.

? ON THE ROAD – outro livro que testa as potencialidades do livro eletrônico. Foi lançado há pouco e já é um sucesso. lém do livro, tem muitas informações sobre o autor, a beat generation e ilustrações do próprio Jack Kerouac. Em inglês.

? BROADWAY – este aplicativo mostra como esses programinhas podem ser úteis, condensando informações e serviços em uma plataforma amigável e intuitiva. Aqui você compra ingressos, escolhe o restaurante e o hotel e ainda assite a vídeos e lê sobre o espetáculo que você escolheu. Como é que não tinham inventado isso antes.

? ZINIO – uma revista que seleciona conteúdos de publicações internacionais conforme os seus interesses e que vai “aprendendo” do que você mais gosta.

? FLIP – Outra revista eletrônica com conteúdos que você seleciona conforme seus interesses e que também coloca o conteúdo das redes sociais em uma plataforma mais bonita, que você folheia como se fosse uma revista.

? TED – Este é outro dos meus aplicativos favoritos: reúne vídeos das palestras apresentadas no mundo todo no ciclo de conferências TED, catalogadas pro assuntos e duração. Os assuntos variam das novas descopbertas da ciência à poesia. Outra alternativa perfeita para o intervalo de microtédio.

? PAGES – Um processador de textos básicos que ajuda a transformar o que você produz no iPad em documentos bonitinhos que podem ser produzidos até pelo mais atrapalhado redator.

? TWITTERIFIC – existem muitos aplicativos para acessar o Twitter em uma plataforma mais bonita e ágil que a web. Este é o meu preferido.

* * *

Mauro Dorfman

A lista de aplicativos de Mauro Dorfman é bem variada. Pai de Alice, sete anos, e Cecília, quatro, ele reúne no seu Ipad todos os interesses da família.

Apesar da desenvoltura com que fala sobre tecnologia, não pense que o presidente da Dez Comunicação é do tipo que espera em fila para garantir a compra do gadget do momento:

– Nunca sou o primeiro a comprar este tipo de coisa. Até porque as tecnologias se aperfeiçoam muito depois do primeiro lançamento – contou, direto de São Paulo, onde sua empresa mantém um escritório.

Justamente por estar entre Porto Alegre e São Paulo, o tablet é o parceiro ideal das viagens. Consumidor de literatura, só concretizou o plano de ler a trilogia Millenium, de Stieg Larsson, quando comprou a versão eletrônica. No papel, são três volumes que somam quase 2 mil páginas.

– Li com muita facilidade. Não tenho problema nenhum em ler nos tablets.

Para suas viagens curtas, o iPad acaba substituindo o laptop, inclusive para reuniões em que precisa fazer apresentações a clientes.

– Ele é ideal para consumir, para acessar e-mails, para consumir informação ou literatura, mas não é tanto para produzir.

Apesar de tantos benefícios, Mauro faz coro a uma reclamação comum entre os Usuários da Apple, a de que o dispositivo não roda flash, o que inviabiliza a navegação em diversos sites.

Os eleitos de Mauro

? A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO – Uma beleza de edição do clássico do Monteiro Lobato, caprichada nas ilustrações e na interatividade.

? ARROZ CON LECHE, VIVA LA MUSICA, MONSTROSO… – Todas as edições da argentina Kumquat são divertidas, inspiradoras e lindas. É tudo em espanhol, o que acaba sendo mais uma vantagem: as crianças aprendem a língua sem nem perceber.

? WIRED – a primeira a propor um padrão de revista no iPad. Excelente conteúdo e ótima forma.

? SLATE – uma já tradicional revista online diária em ótima versão iPad. Política, cultura e comportamento com muito humor fino.

? BRASIL 247 – primeiro diário brasileiro feito exclusivamente para iPad. Disponível para download diário e gratuito (por enquanto).

? KEYNOTE, PAGES E NUMBERS – os programas de apresentação, editoração de texto e planilhas da Apple foram muito bem adaptados para o iPad e permitem edição, formatação, projeção e impressão a partir do tablet.

? ARTRAGE – Uma beleza de software de desenho e pintura com zilhões de recursos de lápis, pincéis, canetas e tintas, tudo na ponta do dedo.

? FILTERSTORM – Uma espécie de Photoshop criado para as telas touchscreen. Faz maravilhas com suas fotos.

? OPLAYER HD – Executa vídeos em qualquer formato.

? STARCHART- Um guia de estrelas e constelações. O genial é como funciona: aponte o iPad pro cima que o app enche o céu de legendas e explicações. Mova o tablet: tudo muda pra acompanhar seu deslocamento.

? NIGHTSTAND – Um relógio, calendário e despertador digital.

? FREELIGHT – Usa o brilho da tela pra transformar o iPad numa lanterna poderosa.

* * *

Clenir Wengenowicz
 
Por dever profissional, Clenir Wengenowicz não fica fiel a um aparelho. Executiva na área de telecomunicações, é diretora regional Sul da Vivo, tem obrigação de experimentar os diferentes sistemas e recursos dos tablets à venda no país.

– Para as mulheres é um aparelho muito prático, cabe em qualquer bolsa, não pesa, não dá trabalho para carregar – diz.

Clenir já foi usuária de três modelos diferentes, atualmente adotou o Xoom da Motorola e baixa os aplicativos pela loja virtual Android Market.

Defensora dos tablets para os ambientes de trabalho, diz já ter se adaptado até ao teclado menos confortável. Claro que não para textos longos, mas para responder e-mails, por exemplo, julga o ideal.

Mesmo tendo trocado de aparelhos e, por consequências, de sistemas, mantém backup (cópia) de tudo em seu computador. No Xoom, além das ferramentas para o trabalho ela concentra seus lazeres, seus arquivos de músicas, fotos e  pastas organizadas com seu acervo de roupas.

– Uso a tecnologia para me favorecer, para tonar minha vida mais prática e poder aproveitar o tempo livre – ensina.

Eleitos da Clenir

? BOVESTAR – Dá para fazer o acompanhamento diário do portfólio de ações. É uma forma prática para realizar o monitoramento.

? EXAME – Traz vídeos, programas de rádio e notícias da equipe da Revista Exame. É uma boa fonte de informação de economia e negócios.
 
? DICIONÁRIO – Rápido e prático de acessar
 
? GOOGLE TRADUTOR – Permite a tradução de mais de 50 idiomas e também a entrada e conversão de textos em voz.
 
? EARTHNC – Gosto de esportes náuticos e este aplicativo me oferece cartas náuticas e funciona como um GPS.
 
? DJ STUDIO – A partir das músicas que você tem no seu tablet, o aplicativo oferece os recursos para você fazer versões como os DJs profissionais.

* * *

Flavia Alvarez

Pelo menos quatro vezes ao ano, Flavia Alvarez zarpa para algum canto do globo. Viajante apaixonada, uma espécie de caçadora de tendências antenada no mercado de luxo, tema de sua pós-graduação em marketing, Flavia é inseparável do seu Ipad. Comprou o primeiro logo que lançaram e, claro, já tem o modelo de segunda geração.

– Eu não levava laptop para as viagens por causa do peso e tamanho, acessava os e-mails quando chegava aos locais – relembra.

Isso foi antes da era tablet. Agora, o Ipad é também seu planejador de viagens, acompanhando os voos, as trocas de portões de embarque nos aeroportos, a previsão do tempo. Também é a ferramenta para localizar algum endereço incrível em seu destino e realizar reservas emrestaurantes.

– Claro que manusear uma revista em papel é mais gostoso, mas isso é muito mais prático.

Consumidora voraz de publicações internacionais, ficava com pena de deixar, devido ao peso, as publicações no país visitado.

– Hoje posso carregar tudo comigo. É uma ótima forma de me manter informada, te ter minha agenda sempre comigo e sincronizada com meu computador de casa e telefone.

Sua viagem mais recente foi a Mônaco, onde assistiu ao GP de Fórmula 1 com o marido, Eduardo Logemann. Detalhe: assistiram com os fones de ouvido plugados no Ipad: para acompanhar a transmissão da corrida pelos aplicativos das rádios brasileiras.

Eleitos da Flavia

? THE SCOOP: O guia do New York Times da cidade. São ótimas dicas em diferentes áreas.

? ZAGAT: Um dos melhores guias de restaurantes do mundo, completo e informativo.

? FOOD BRASIL: É o nosso guia nacional e abriga todas as principais cidades do país em termos de bares e restaurantes.
 
? ZÍNIO: Banca de revista virtual. Mantenho assinatura anual de revistas como a Vogue e a Harper’s Bazaar

? CURRENCY CONVERTER: Ótimo aplicativo para quem precisa saber os valores em diferentes moedas.

? FLIGHT TRACK: Você coloca seu itinerário e números de voos no início da viagem, e vai acompanhando todas as informações de embarque no Ipad.

? USA TODAY, ABC NEWS e WALLPAPER: São aplicativos com boas versões online destas publicações.

? THE WEATHER CHANNEL: Informações do tempo de todos os lugares que você imagina.

? STYLE.COM: Boa forma de se manter atualizada sobre os mais recentes lançamentos de moda.

? PARIS MATCH: Só por meio do Ipad posso acessar a revista francesa sem tanto atraso.

* * *

Tetê Pacheco

A publicitária Tetê Pacheco já entrou no clima da coluna e “editou” sua foto em um dos seus aplicativos preferidos. A partir de uma imagem de arquivo pessoal, ela aplicou filtros e deu efeitos divertidos. Radicada em São Paulo, ela conta que o Ipad é da família, que transita do quarto, para sala, para a cozinha e, claro, para a rua. 

– Nós usamos para desenhar, fazer pesquisas, comprar ingressos de cinema, teatro, ver filmes, ir ao banco (risos). Ele mora na cabeceira da cama. E também vai para a cozinha, para a sala, enfim…multi-uso criativo total. 

Eleitos da Tetê

? MUJI TO GO – Para quem vai viajar. Oferece desde a conversão das moedas em cada país, calculadora e agenda até como são as tomadas em cada cidade do mundo.

? AMBER – Só para quem tem conta na Apple Store americana, mostra dicas e viagens de gente bacana. A cineasta Sophia Coppola apresenta seus endereços preferidos em NY.

? JAMIE OLIVER’S RÉCIPES – Impossível não conseguir fazer as receitas. Tem lista de compra, vídeos, passo a passo com fotos, pacotes de receitas especiais.

? EPICURIOUS – Um clássico do mundo das receitas.

? ANSEL ADAMS – Bem construído, tem um banco de imagens riquíssimas do fotógrafo e mais todos as cartas e bilhetes.

? INSTAGRAM – A rede social mais interessante que surgiu. Só de fotos.

? LIFE – Possui todas as imagens do mundo.

? AWEDITORIUM – Um cardápio gigante de bandas novas. Você clica na imagem e toca o vídeo e a música com um som surpreendente.

? REMODELISTA – Todos os dias tem uma imagem que inspira um estilo e dicas de produtos que têm a ver com aquele estilo.

? PENULTIMATE – Muito bacana. Agendinhas no formato de molesquines para você escrever, fazer planos, desenhar…

? MEGADRAW – Aplicativo que permite você desenhar com o dedo na tela do IPad, ou usando uma canetinha especial com a ponta arredondada.

? TED – Gente que está fazendo coisas incríveis mundo afora ministra pequenas palestras que eles chamam de talks, gravadas em vídeos. São 15 minutos de pura inspiração.

? DEEPAK CHOPRA’S STRESS FREE – Dicas e pensamentos para avançar no caminho do autoconhecimento. Muito legal o recurso dos vídeos e gravações.

Leia mais sobre os tablets no Donna ZH deste domingo.

Leia mais
Comente

Hot no Donna