Os poderes da liderança feminina atual

Estudos sobre liderança apontam para o poder das mulheres no comando

Para a mulher da geração X, a carreira é prioridade
Para a mulher da geração X, a carreira é prioridade Foto: Stock Photos

Se líder é masculino, liderança é feminina. Enquanto os estudos sobre liderança apontam para o poder das mulheres no comando, as virtudes inerentes desse talento feminino são latentes. Empatia, ousadia, predisposição ao risco e flexibilidade são algumas das características femininas.

O especialista em liderança José Luiz Tejon destaca que, ao viver mais de 30 anos liderando, e na coliderança dos ambientes corporativos, estabeleceu a síntese dos nove poderes da liderança fêmea, empiricamente testados:

:: Foco total
As mulheres atuam com dois talentos natos. Um deles é o de prestar atenção nos microdetalhes. Conseguem ver o que é imperceptível para a média dos homens. E, por outro lado, também têm uma percepção sensitiva espacial excelente. Por isso, o poder da concentração e do foco contribuem para o êxito feminino nas tarefas.

:: Intérpretes de multiplos papéis
A vida ensina à mulher, desde cedo, como vivenciar distintos papéis sociais e, com isso, ela é premiada com a arte de desenvolver novas competências. Mulheres desde crianças desenvolvem múltiplos papéis, e crescem aprendendo a ser filhas, mães, irmãs, estudantes, cuidadoras, esposas, companheiras. Cuidam de casa, de negócios, dos filhos e dos conflitos caseiros e comunitários. Quanto mais papéis, maior é o talento delas para absorver novas competências profissionais.

:: Talento para se apaixonar ? e para se desapaixonar
Quando uma mulher ama, ela é profunda e intensa. Quando perde a admiração, corta com uma frieza surpreendente para qualquer homem. Esse talento na empresa é importante, pois não costuma ficar com reminiscências de tarefas passadas, produtos antigos… pega o novo, apaixona-se e vai. Esquece o antigo

Com sedução, a mulher desenvolve a sabedoria do “saber mandar”
O talento da empatia faz com que a mulher utilize seu poder sedutor para conquistar de forma indireta. A moderna negociação é indireta, não mais direta. É o soft-sell, a venda consultiva. E no comando, as mulheres têm o jeito de saber mandar com suavidade. Esse poder é enorme, quando utilizado.

:: Indignação com o indigno
A mulher não suporta a ausência do sucesso, é uma empreendedora nata, não suporta o fracasso. Tende a abandonar o que traz orgulho ao seu ser íntimo. Fica indignada e incomodada com a ausência de sucesso. As mulheres comandam a maioria do empreendedorismo, e assumem cada vez mais postos nas grandes corporações.

:: Capacidade cooperativa
A mulher trabalha junto nos processos e nas estruturações. Quando precisamos fazer um trabalho em equipe, as mulheres demonstram seu poder cooperativo. Como as ações nas empresas dependem cada vez mais de ações conjuntas, essa capacidade cooperativa é essencial.

:: Ama o ambiente, o clima da organização e cuida dos microdetalhes, tanto quanto tem visão de águia
Clima, decoração, mesas, baias de trabalho: personalização. A sensibilidade feminina “sente” a atmosfera e transfere a ela mais vigor, mais amor pelo trabalho, ou a desanima. Palavras impróprias por parte das chefias são desastrosas para o clima de trabalho com as mulheres.

:: Não convive com a injustiça e a ausência de clareza empresarial
A sensação de injustiça e a preferência por outros é destruidor da mulher no ambiente de trabalho. Se ela é cooperativa, é também extraordinariamente competitiva. Não suporta perder, e se isso não for bem explicado, desanima e se afasta.

:: Provoca o status com sua natureza sensível, criativa e emocional
A sensibilidade, o carinho, a ternura e a docilidade são formas de provocar o status quo do poder instalado, ao mesmo tempo em que se protegem pela aparente fragilidade. É irresistível não dar atenção às reinvidicações femininas com maior dose de tolerância. A criatividade e a emocionalidade andam juntas e, mesmo nos destemperos, compreendemos essa alma feminina.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna