Os sorvetes que vão muito além do morango e do chocolate

Como resistir a essas delícias?
Como resistir a essas delícias? Foto: Ricardo Lage

Na casquinha, no copinho, no palito, do jeito que der e vier. Verão tem cara de sorvete; e sorvete é a cara da estação. O cardápio de sabores não para de crescer para muito além dos tradicionais morango, flocos e chocolate. Donna convidou uma turma moderna, de bom gosto e ótimo paladar para percorrer algumas das sorveterias mais bacanas de Porto Alegre a fim de descobrir quais são as novidades que já se consolidam como a aposta da estação.

Espaços abertos a mudanças: é assim que Giovani Groff enxerga as cidades. Co-fundador do Shoot the Shit, coletivo ligado à resolução de problemas urbanos, o publicitário deixou o projeto para trabalhar com arte no cotidiano. O desejo é por mais acolhimento do ambiente público:

? Falta aos porto-alegrenses deixarem o ar-condicionado ? alerta. Na Helados Chungo, no Bourbon Shopping Wallig, ele experimentou três sabores: o exótico Mirtilo, a combinação de manga com morango e o cremoso doce de leite com coco.

Sorvete significa pausa e relaxamento na rotina do estilista Tarciso Bressan. Mas é mesmo o sorvete no palito, o tradicional picolé, que ele mais curte, sobretudo o sabor Limão Siciliano da Diletto. A primeira loja de rua da marca acaba de abrir suas portas na Alameda Lorena, em São Paulo, no embalo do sucesso que os picolés têm feito em todo o Brasil.

Em Porto Alegre, freezers da Diletto estão espalhados em pontos estratégicos da cidade e em restaurantes sofisticados, como o Constantino, na Rua Fernando Gomes, que aderiu à proposta de oferecê-lo como sobremesa. Pistache Sicília, Coco Malásia, Papaia com Manga, Gianduia e Chocolate Italiano fazem parte do cardápio de sabores. Potes de 500 gramas podem ser encontrados em alguns supermercados da cidade.

Nas mãos da chef boulangère Priscila Fighera, o sabor do pão pode ser tão fresco quanto um sorvete. O segredo está na combinação dos ingredientes, confirma a psicóloga, que trocou a agência de pesquisa da qual foi co-fundadora pela culinária. Formada no San Francisco Baking Institute, nos Estados Unidos, ela elegeu as frutas como ingredientes estratégicos para qualquer receita de verão. Por isso apreciou o mascarpone combinado às frutas vermelhas da Arte Freddo Boutique de Sorvetes, na rua Giordano Bruno, 13.

 
Ricardo Lage/Divulgação

Na hora de harmonizar verão com sorvete, são as frutas que vem à cabeça da empresária Lacélia Costa: ela costuma abrir mão dos ingredientes muito doces. Limão é o sabor preferido. Na Arte Freddo, ela experimentou um inusitado e cremoso butiá, um dos grandes sucessos da estação, e achou “o azedinho maravilhoso”.

Para Artur Lopes, sorvete combina com romance e infância. Cabeleireiro há 10 anos, ele é um dos fundadores do Cubo, coletivo de beleza que abriu as portas recentemente na Capital. A mistura de tiramissú com chocolate, testada na Gelateria Gianluca Zaffari, no shopping Paseo Zona Sul, lembra a forma como ele enxerga um bom corte de cabelo: deve ter frescor e ser marcante.

Sorvete tem sabor de passeio para a advogada Heloísa Medeiros, que está à frente do movimento urbano R.U.A (Rastro Urbano de Amor). Heloísa tem como meta recuperar as relações de convivência em Porto Alegre: intervenções como Aqui Bate um Coração e Do Sonho uma Ponte servem para despertar um olhar lúdico para a cidade. Na Di Argento, na Rua Padre Chagas, 342 ela experimentou o zabaione – creme de ovos com notas de Vinho do Porto.

DONNA PERGUNTA, CHUNGO RESPONDE

– Quais sabores combinam mais com o verão? Sabores de frutas, por serem mais leves e frescos.

– Qual é a principal aposta da estação? Sabores exóticos, como mirtilo, que é uma fruta nativa dos Andes. Combinações de frutas, como manga e morango, também fazem sucesso. Vale como dica o sorvete à base de limão siciliano, usado para preparar o drinque Lemonchamp, de sorvete de limão com champanhe.

– Quais são os sabores mais populares? Doce de leite, mascarpone com frutas do bosque, manga com morango e morango.

– Qual é a novidade do verão? Mirtilo.

– Um duo imbatível: Nicoletta avellana (creme de avelã com chocolate) e mascarpone.

DONNA PERGUNTA, ARTE FREDDO RESPONDE

– Quais sabores combinam mais com o verão? Os sorvetos (sem leite) feitos à base de água e frutas. por serem mais refrescantes e leves.

– Qual é a principal aposta da estação? Os sabores salgados, como gorgonzola e azeitona preta, que são montados em um mix com folhas verdes e alguma fruta.

– Quais são os sabores mais populares? Mascarpone com calda de frutas vermelhas, doce de leite uruguaio e chocolate com laranja ou com pimenta.

– Qual é a novidade do verão? Trilogia sabores gaúchos: butiá, arroz de leite e sagu (acompanhado de baunilha)

– Um duo imbatível: Mascarpone com calda de frutas vermelhas.

DONNA PERGUNTA, GIANLUCA ZAFFARI RESPONDE

– Quais sabores combinam mais com o verão? Sorvetos (sem leite) com sabores de fruta.

– Qual é a principal aposta da estação? Uva, limão e maçã verde.

– Quais são os sabores mais populares? Chocolate e doce de leite.

– Qual é a novidade do verão? Maçã verde e mirtilo.

– Um duo imbatível: Chocolate amargo com doce de leite.


Ricardo Lage/Divulgação

DONNA PERGUNTA, DI ARGENTO RESPONDE

– Quais sabores combinam mais com o verão? Os sorvetos (sem leite e sem gordura). São refrescantes e adequados ao clima porto-alegrense – quente e úmido.

– Qual é a principal aposta da estação? Os sabores cupuaçu (fruta amazônica), limão siciliano e o tradicional morango ou frutas silvestres.

– Quais são os sabores mais populares? Cupuaçu e chocolate. Apesar de não estarem entre os mais refrescantes, são sempre muito pedidos.

– Qual é a novidade do verão? Sorvetes quentes à base de cream cheese, com cacau importado da Bélgica.

– Um duo imbatível: Chocolate e limão siciliano.

DONNA PERGUNTA, LA BASQUE RESPONDE

– Quais sabores combinam mais com o verão? Sorvetos, sem leite, por serem mais refrescantes.

– Qual é a principal aposta da estação? Os sorvetos de tangerina, frutas vermelhas, limão e maracujá.

– Quais são os sabores mais populares? Chocolate com amêndoas e menta com pedaços de chocolate.

– Qual é a novidade do verão? Tangerina e frutas vermelhas.

– Um duo imbatível: Chocolate com amêndoas e doce de leite com nozes.

Leia mais
Comente

Hot no Donna