Palavra de especialistas: preparador físico e nutrólogo comentam os exercícios e a alimentação das fitmaníacas

Confira abaixo, entrevista com dois especialistas no assunto

Exercícios são rotinha para quem prega a vida saudável
Exercícios são rotinha para quem prega a vida saudável Foto: Reprodução

O preparador físico Sergio Figueiredo Bertoluci comenta sobre a rotina de exercícios publicada diariamente por Gabriela Pugliesi e Carol Buffara, que envolve fita de suspensão, pilates, muay thai, além de treinos regulares musculares e aeróbicos

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Donna – Carol Buffara e Gabriela Pugliesi costumam publicar fotos de exercícios como muay thai e fita de suspensão. Quais os benefícios que eles proporcionam e por que estão em alta?

Sergio Bertoluci – Os exercícios na fita de suspensão (TRX) são muito interessantes, pois, além da variedade, são eficientes para qualquer parte do corpo, se bem realizados. É possível também trabalhar com todos os níveis de condicionamento, desde o iniciante ao avançado. O muay thai se popularizou a partir do momento em que as academias direcionaram o objetivo para o treinamento físico, e não para tornar alguém lutador. O exercício é muito bom e complexo, com um alto gasto calórico. Além de aprender defesa pessoal, o resultado para o corpo é bem satisfatório.

Donna – Quais são os prós e contras do que elas praticam?

Bertoluci – Todo exercício que é bem supervisionado e adaptado a quem está fazendo trará benefícios. Os exercícios executados e postados pelas meninas são supervisionados por bons profissionais da área. Elas apenas publicam aquilo que seus professores pedem que façam na sua rotina. Posso dizer que alguns são leves e moderados, porém outros são bem fortes, sendo necessária uma preparação e boa condição. Devemos lembrar que para chegar lá existe um longo caminho a ser percorrido, um caminho de reforço muscular, articular e cardiopulmonar.

Donna – Elas costumam treinar seis vezes por semana. Isso é bom?

Bertoluci – Com acompanhamento profissional, é possível treinar praticamente todos os dias da semana. Assim, elas acabam variando os exercícios a cada dia e a intensidade deles, trazendo ainda mais benefícios para o condicionamento físico.

Donna – Seus alunos costumam comentar sobre as fotos publicadas no Instagram?

Bertoluci – Tenho alunas que seguem as meninas, trazem as fotos e me perguntam sobre os exercícios. Muitas vezes chegam dizendo que querem fazer este ou aquele exercício. Para mim é bem interessante, pois na maioria das vezes conseguimos realizar algo igual ou semelhante. Se não, adaptamos e treinamos para chegar lá.

Donna – O que você acha desta onda saudável das meninas?

Bertoluci – Esse reality que elas estão fazendo só promove a saúde e o bem-estar. Garanto que seguidores absorvem e trazem para sua rotina bons hábitos, melhorando a qualidade de vida.

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Questões de suplementos

O médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky conversou com Donna sobre o uso de suplementação na dieta e as receitas das fitmaníacas. Abaixo, trechos da entrevista

Donna – Como funciona a suplementação?

Carlos Alberto Werutsky – A suplementação funciona para quando há algum nível de carência da alimentação habitual, ou por insuficiência da ingestão (anorexia intencional ou não-intencional) ou por aumento da demanda do gasto energético (esporte).

Donna – Qualquer pessoa pode tomar suplemento ou é necessário recomendação médica?

Werutsky – Os suplementos registrados na Anvisa não trazem risco à população em geral.

Donna – Quem não quer ganhar músculo e apenas emagrecer deve tomar suplementação?

Werutsky – Depende da restrição calórica da dieta de emagrecimento para não perder massa muscular. Ou seja, se a dieta para adultos for abaixo de mil calorias por dia, provavelmente haja necessidade de, mesmo assim, suplementar com proteínas.

Donna – O que são alimentos probióticos?

Werutsky – São alimentos que contêm bactérias (micro-organismos vivos) benéficas ao nosso trato digestivo, colaborando para um equilíbrio mais saudável da flora bacteriana, que é responsável por cerca de 70% da modulação da nossa imunidade.

Donna – As malhadoras do Instagram citam muitas receitas que envolvem suplementos. Por exemplo: mousse, bolo ou trufas com whey protein. É saudável usar suplementos em receitas?

Werutsky – Não existe nenhuma evidência científica de que essas receitas possam substituir o consumo natural de alimentos protéicos de origem animal como as carnes, lácteos e ovos que podem fazer parte da alimentação habitual saudável.

Donna – Outra expressão usada regularmente por elas é “sono anabólico”. Elas dizem que o horário da noite é o melhor para trabalhar os músculos. Isso é confirmado?

Werutsky – Sim, está correto. A fase anabólica muscular é a do descanso noturno. Atletas que se desgastam em treinos diurnos, podem ter necessidade de consumir proteínas de diferentes graus de absorção durante a noite, isto é, “entregar” aminoácidos para os músculos por um período contínuo de até seis horas.

Donna – Os suplementos são substituíveis?

Werutsky – Sim. A alimentação suficiente em calorias, e adequada em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, ou seja, alimentação saudável, mesmo em atletas de alto rendimento dispensa a necessidade de suplementação.

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