Pare de roncar! Veja causas e tratamentos para este problema

Aparelhos modernos e camisetas com amortecedores ajudam a diminuir o ronco

Durma noites tranquilas.
Durma noites tranquilas. Foto: Divulgação

Compartilhar

Você deita na cama e jura que vai tirar um soninho gostoso, mas de repente seu companheiro de quarto começa a emitir ruídos altos e chatos. Não adianta, ele está roncando! Mas você sabe o que é ronco e apneia? O hagah conversou com o médico pneumologista e especialista em sono, Christiano Perin, sobre estes assuntos.

Xii! O que é ronco?
O ronco é causado por uma obstrução parcial das vias respiratórias devido ao relaxamento dos musculos da garganta, o que induz a abertura da boca.De acordo com o médico, o ronco ocorre em qualquer idade e em ambos os sexos, mas na medida em que se envelhece, ele passa a ser mais comum em função da flacidez dos tecidos moles da garganta. “Estima-se que aproximadamente 40% dos indivíduos com mais de 50 anos roncam”, diz.  O pneumologista ainda afirma que a apneia é um estágio mais avançado do ronco. “A apneia do sono é uma alteração da respiração que ocorre durante o sono e é provocada por repetidos episódios de obstrução na região da orofaringe e que causa as conseqüentes paradas na respiração, a apneia”, e completa, “nem todos que roncam têm apnéia, mas praticamente todos que tem apneia, roncam”. Os sinais mais comuns para identificar este problema são: ronco, sufocamento e engasgo durante o sono. Durante o dia, causa sonolência, dificuldade de concentração, problemas de memória, diminuição do apetite sexual e boca seca. Nas mulheres, a menopausa pode ocasionar o ronco, por causa da perda ou diminuição dos hormônios femininos.

 assunto

A apneia tem tratamento?
O médico explica que a cura nem sempre é possível, mas que hoje em dia existem vários tratamentos que controlam totalmente estes distúrbios. Dr. Perin ressalta que o diagnóstico é feito mediante uma avaliação clinica detalhada que inclui uma inspeção detalhada das vias aéreas superiores, combinado com exames auxiliares. Além disto, o exame de polissonografia é essencial pro diagnóstico de apneia do sono e para diferenciar se a pessoa apresenta só ronco ou apneia também. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre estes aparelhos.

· Anti Snore Shirt: A camisa fornece pressão suficiente para prevenir o ronco. Feita com tecidos  suaves e com amortecedores nas costas, a camiseta ajuda que você não mude a posição ao dormir. É como se ela não deixasse você “invadir” o espaço do seu companheiro. Até o momento não encontramos nenhum local que venda a camiseta além do site canadense Rem.a.tee, mas o médico recomenda que o paciente que não quer comprar a anti snore, costure bolinhas de tênis na parte das costas da camiseta do pijama. 
· Aparelho intra-oral: O aparelho é composto de duas placas de acrílico que cobrem os dentes superiores e inferiores. Eles impedem que os tecidos da orofaringe colapsem e causem a apneia. O aparelho deve ser indicado por pneumologistas e colocado por cirurgiões-dentistas;
· CPAP: É uma máscara ligada a um compressor de ar que funciona durante o sono. O CPAP deve ser indicada por médicos especialistas no sono.

 assunto

             Anti snore shirt, aparelho intra-oral e CPAP

· Exercícios com fonoaudiólogos;
· Cirurgias nos casos mais graves.

Dicas para quem sofre com esta doença:
O especialista esclarece que quem sofre com o ronco, primeiramente, deve ter uma alimentação saudável, pois um dos principais fatores de risco para o ronco é a obesidade. Além disto, ele alerta dizendo que é importante não consumir bebidas alcoólicas antes de dormir, de preferência, não dormir de barriga para cima e tratar a rinite e alguma obstrução nasal, se existirem. Aqui você pode responder um teste para descobrir se você tem chances de apresentar apneia. 

>>Pneumologistas em Porto Alegre
>>Pneumologistas na Serra Gaúcha
>>Pneumologistas no Litoral Gaúcho
>>Pneumologistas no Vale dos Sinos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna