Pare, pense, compre

Dicas essenciais para ler antes de se atirar nas liquidações

Consumo no país é liderado por mulheres
Consumo no país é liderado por mulheres Foto: Divulgação

Nada como uma tarja de 50% de desconto em uma vitrina para estimular os instintos consumistas de qualquer um. Para evitar que o impulso se transforme em entulho no guarda-roupa, controlar a pressa e a ansiedade é a principal arma para quem sai às compras no período de liquidações.

Aproveite os saldos para repor peças básicas que já estão dando sinais de desgaste. E considere a longevidade. Muitos dos itens que são febre neste verão, marcantes e recorrentes, podem ganhar sua antipatia assim que o frio chegar.

Sendo assim, calibre seu acervo de básicos com uma camisa branca de corte reto, com golas e punhos bem estruturados, uma calça de alfaiataria (experimente várias até encontrar o caimento ideal), uma minissaia jeans e uma sandália rasteira de couro, para as mulheres. Os homens podem aproveitar a liquidação para comprar um terno novo, preto ou azul-marinho, com a calça reta, sem pregas, e o paletó levemente ajustado ao corpo, mas sem marcar.

Para alcançar o verão 2011, esqueça os tons fluorescentes, que são muito vibrantes e cansam rápido, e as peças com muitos babados, que já estão nas araras há muitas temporadas. O bom de comprar agora são as maxicamisetas, para serem usadas com leggings com textura ou sobre shorts. O colete é uma ideia desta temporada que também deve atravessar as estações e chegar ao fim do próximo ano. Se quiser usar os descontos para adquirir roupas de festa, procure vestidos acima dos joelhos, no estilo coquetel, feitos de tecido firme e que contornam a silhueta, abrindo um leve evasê na saia. Os drapeados e plissados de agora até devem durar mais uma ou duas coleções, mas o investimento é alto para que já chegue cansado na próxima temporada.

E não compre nada sem experimentar, nada que necessite de ajustes e nada que você já tenha parecido. Mínimos cuidados, economia inteligente e satisfação garantida.

Leia mais
Comente

Hot no Donna