Páscoa sem dívidas: saiba como curtir a data sem comprometer o orçamento

Educador financeiro Reinaldo Domingos dá dicas para não ficar no aperto

Pesquise na internet e nos supermercados antes de comprar
Pesquise na internet e nos supermercados antes de comprar Foto: Marcelo Oliveira

Você mal terminou de pagar as contas do Natal e a Páscoa já está aí. Para não ter um rombo no cartão de crédito, que tal um pouco de planejamento e sensatez ? Antes de comprar presentes para toda a família e planejar viagens coloque as contas na ponta do lápis.

Será que não é o momento de deixar as guloseimas caríssimas de lado e por o pé na cozinha? Dá envolver os pequenos na aventura gastrônomica e gastar menos. Além de todo o charme do presente artesanal e exclusivo.

O preço do bacalhau não cabe no orçamento? Opte por receitas com ingredientes da estação. Não deixe para escolher as lembranças de última hora. A possibilidade de escolher errado às pressas é sempre maior.

Confira as dicas do educador financeiro Reinaldo Domingos: 

? Deixe as crianças em casa na hora de fazer compras. Além de perder o momento da surpresa, os pequenos podem influenciar na compra do ovo maior. Com os filhos maiores tente negociar: ovos ou brinquedo.

? Converse com os parentes e amigos antes de comprar chocolate para todo mundo. Para evitar desperdícios, um presente simbólico pode ser uma boa solução.

? Pesquise na internet e nos supermercados. Comprar à vista e com desconto é o melhor caminho. Caso tenha que parcelar, veja se as prestações cabem no orçamento dos próximos meses.

? Se estiver no aperto pense em alternativas que respeitem seus limites e dinheiro. Evite o crédito fácil e lembre-se dos juros do cheque especial.

Leia mais
Comente

Hot no Donna