Pele terá lugar de destaque nas produções de inverno

Foto: Divulgação

Prepare-se para trabalhar bem a pele do seu rosto neste inverno. Os looks pensados para o frio e já vistos nos desfiles deste início de ano são variados, mas têm em comum a pele impecável, preparada para funcionar como fundo de diferentes estilos.

A pele fica super em evidência, por exemplo, quando se escolhe o visual nude, aquele em que não parece haver maquiagem. O efeito natural é garantido por produtos em tons que se aproximam bastante ao da pele e ainda os pastéis.

Nos momentos em que a produção merece ser mais elaborada, olhos e boca ganham destaque juntos. E, nesta estação, em cores escuras como preto, cinza e roxo. Pode-se optar inclusive por esfumaçar a pálpebra inferior, deixando a superior mais levinha.

– É o que se chama de olho invertido – explica a make up artist Cacá Habeyche, que esteve em Caxias na última semana para uma palestra durante o 6º Integra Moda Serra Gaúcha.

Note que esse não é um visual para o dia a dia e, mesmo assim, requer personalidade marcante para sustentá-lo.

Para Cacá, que mantém em Porto Alegre uma escola de automaquiagem, as cores do frio seguem uma tendência que também aparecerá nas roupas, a pegada militar. Por isso, o make em dourado, verde-musgo e marrom deve aparecer com tudo nos rostos das mais antenadas. A maquiadora Carolina Michelon, de Caxias do Sul, aposta também num revival dos anos 1940 no make. Inspiradas nas pin-ups da época, as mulheres neste inverno podem exibir olhos marcados por delineador e muito rímel. A boca pode ser colorida pelo tradicional vermelho, mas Carolina sugere uma inovação:

– A minha sugestão é trocar vermelho pelo pink.

Outra tendência, segundo as profissionais, é fazer um jogo de luz e sombra no rosto. A orientação geral é sempre valorizar os pontos fortes e disfarçar os defeitos. Nesta temporada, explica Carolina, o blush pode ser a estrela da produção. Basta marcar as maçãs do rosto e subir com o produto pelas têmporas. Mas, nesse caso, olhos e boca deve ser discretos.

Como se vê, as tendências são múltiplas e, às vezes, até contrastantes, mas a pele tem nesta temporada um papel importantíssimo na composição da maquiagem.

::: O make começa com limpeza e hidratação adequadas à sua pele.

::: A escolha da base é fundamental. Leve em consideração o seu tipo de pele para para escolher a textura e a composição do produto. A cor deve ser idêntica à da pele – deixe o efeito bronzeado para o pó e o blush.

::: Neste inverno, as bases virão mais tecnológicas do que nunca: com composição mineral, protetor solar e ainda menos óleo e cera. Basta encontrar a ideal para a sua pele.

::: Aplique a base com pincel, que espalha bem e evita a oleosidade dos dedos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna