Personal organizer dá dicas para quem deseja acabar com o caos em casa

Organizar o lar não é rápido, mas o resultado compensa o trabalho

Lisandra, a sobrinha e a amiga se divertem dentro da água
Lisandra, a sobrinha e a amiga se divertem dentro da água Foto: Felipe Carneiro

O ato de organizar a casa não é algo destinado só para “neuróticos”, e sim para funcionar como um facilitador para a rotina diária. Esta é a opinião da personal organizer Ciça Gut

Como a organização deve reinar em qualquer ambiente da casa, a especialista dá dicas de como dar um adeus à bagunça. Colocar ordem nos armários não é uma missão tão impossível.

Nos cabides a regra para não errar é a de separar as roupas em grupos. Camisas de manga longa, camisas de mangas curtas, vestidos, paletós, casacos, calças e saias ordenando as cores de cada item.

? O ideal é que os cabides tenham uma cor neutra e que sejam do mesmo tamanho. Organizando em cores, das mais claras para as mais escuras, assim é possível garantir um visual de loja na sua própria casa ? afirma Ciça.

Se tiver espaço outra dica é o de setorizar as peças de acordo com o seu estilo de vida ou ocasiões, por exemplo, separar as roupas de trabalho, reuniões das roupas mais descontraídas para usar aos finais de semana.

As gavetas parecem uma difícil missão na hora de organizar, mas com alguns artifícios tudo se facilita. Gavetas pequenas pedem peças menores, no caso de roupas íntimas, por exemplo, a forma de dobrar interfere bastante na praticidade. De acordo com a especialista o ideal é que as calcinhas e cuecas sejam dobradas em formas de envelope e guardadas em pé na gaveta.

? A gaveta de roupas íntimas pode se transformar num verdadeiro vilão da organização. Calcinhas, sutiãs e cuecas são fáceis de se embaraçar no fundo das gavetas. A dobra em formato de envelope  facilita a retirada de qualquer peça sem bagunçar o todo ? diz.

Veja o passo a passo:

1. Abra a calcinha ou cueca
2. Vire-a para trás
3. Dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4. Faça o mesmo com a ponta direita
5. Deixe a peça o mais parecido possível com um retângulo
6. Pegue a ponta inferior e dobre por trás.
7. Envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha ou cueca.
8. Guarde-as em pé na gaveta, virada par a frente

De acordo com a especialista, os sutiãs devem ter um espaço ou gaveta separada. Lembrando que os sutiãs de bojo devem ser guardados abertos e enfileirados um no outro de pé para não danificar a peça. Já os sem bojo podem ser dobrados e também colocados em fileira. As meias também devem ser separadas por tecido e cores.

Para os sapatos, o ideal é que sejam distribuídos em prateleiras, deixando a frente do sapato visível.

? Fica esteticamente mais bonito e mais prático de se localizar ? complementa Ciça.

No caso das botas de cano longo o ideal é que elas sejam colocadas deitadas nas prateleiras um invertido do outro.

? Quem não tem muito espaço pode contar com o artifício das caixas organizadoras. É uma ótima opção também para as rasteirinhas. Dependendo do tamanho da caixa é possível até colocar quatro pares juntos ? aconselha a consultora.

Nas opções transparentes ou não, é uma forma de não deixar o ambiente desarrumado e em perfeita harmonia.

As caixas organizadoras também são grandes aliadas na hora de organizar o quarto das crianças.

? Procure identificar em cada caixa, de preferência com etiquetas, o que contém dentro de cada uma, assim fica mais prático na hora de guardar possibilitando até que a criança guarde tudo sozinha ? fala Ciça.

A cozinha é um outro ambiente onde a bagunça facilmente fica evidente. Deixe o que for mais usado sempre na frente e de fácil acesso. Os pratos, por exemplo, devem ser empilhados por ordem de tipo e tamanho, diminuindo o risco de quebrá-los. Alças e varões também podem ser utilizados para colocar utensílios mais utilizados como canecas, talheres e temperos.

A geladeira também deve entrar na onda da organização.

? Aposte em recipientes de vidros e transparentes para guardar alimentos na geladeira. Assim, fica mais fácil de identificar onde está o que você precisa ? ensina.

Já no banheiro, o ideal é separar os produtos de higiene pessoal e colocá-los em caixas para fácil acesso na hora de usar.

No banheiro social, é preferível que não tenham muitos objetos em cima da pia, deixando o ambiente mais confortável, mas caso seja inevitável, aposte nas cestinhas com estilo provance.

Leia mais
:: Como manter o closet em ordem (com vídeo)

Leia mais
Comente

Hot no Donna