Pés merecem cuidado redobrado no verão

Podólogos dão dicas de como prevenir e tratar problemas que acometem os pés nessa época

Dica base de todos os especialistas é usar calçados confortáveis, limpar e secar muito bem os pés, hidratá-los com cremes específicos e utilizar protetor solar
Dica base de todos os especialistas é usar calçados confortáveis, limpar e secar muito bem os pés, hidratá-los com cremes específicos e utilizar protetor solar Foto: sxc.hu

Em geral, os pés são a parte do nosso corpo que não cuidamos direito e não damos a atenção merecida. São inúmeras pessoas que têm pés com bolhas, unhas encravadas, pé de atleta, chulé e tantos outros pequenos problemas que, na correria do dia-a-dia, acabam esquecidos.

Confira as dicas de alguns especialistas para tentar ajudar a melhorar a aparência física e a saúde interna dos pés:

Mau cheiro

O que é? O chulé, também conhecido como bromidose, é um odor que sai dos pés quando bactérias e fungos se alimentam das células mortas da região

Como prevenir? É necessário que os pés estejam bem lavados e bem enxugados, dando uma atenção toda especial para a região entre os dedos, pois esta é uma das principais regiões que os fungos e bactérias encontram para se proliferar.

Como tratar? De acordo com a podóloga e proprietária da clínica Pés em Paz, Maria Helena Chaves, a melhor forma de tratar pés com bromidose é usar sapatos arejados, usar uma colônia líquida e deixar os pés bem limpos.

? É importante secar muito bem os pés e procurar um tratamento específico. Usar um bom creme para hidratar os pés também é superimportante ? diz.

Calos

O que é? São divididos entre calos e calosidades. Calos tem o tamanho de uma ervilha e são constituidos por uma camada extra de pele que se formam quando há constante fricção no local. Os calos podem ter consistencia dura ou mole. As calosidades são espessamentos de pele planos e indolores e se formam em articulações e zonas que suportam peso.

Como prevenir? A principal prevenção é não utilizar sapatos apertados e tentar ao máximo usar calçados que deixem o pé respirar.

Como tratar? O principal recurso de quem tem calos ou calosidades é fazer a remoção da parte onde tem o problema.

? Tanto na calosidade quanto nos calos, é necessário fazer um desbridamento da queratose (calosidade) com bisturi e o acabamento é feito com uma lixa e hidratar posteriormente ? explica a podóloga e sócio-proprietária da clínica Podologia Moinhos, Marilei Bugf.

Unha encravada

O que é? Quando uma das suas pontas enterra na pele ao seu redor chamamos de unha encravada. Isso ocorre porque forma-se uma barreira, impedindo o crescimento da unha, o que causa dor ao longo do tempo.

Como prevenir? Cortar as unhas em formato quadrado e lixá-las bem pode ajudar que a unha encrave. É bom não retirar muito a cutícula, pois elas protegem a entrada de microorganismos.

Como tratar? Depende de cada caso, mas basicamente é cortar a unha de forma correta e não fuçar demais. De acordo com a podóloga Valéria Gil da Estética Mayttê, “o ideal é prevenir não usando sapatos apertados. Se a pessoa tiver num caso muito extremo, a gente retira a unha e coloca uma prótese corretiva”, diz.

PRESTE ATENÇÃO

A dica base de todos os especialistas é usar calçados confortáveis, limpar e secar muito bem os pés, hidratá-los com cremes específicos e utilizar protetor solar neles -sim, apesar de ter uma pele mais resistente, eles merecem proteção igual ? e, visitar um podólogo assim que aparecer algum sintoma estranho.

Leia mais
Comente

Hot no Donna