Pesquisa identifica o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho

Veja em quais níveis e áreas as mulheres mais avançaram atualmente

Para a mulher da geração X, a carreira é prioridade
Para a mulher da geração X, a carreira é prioridade Foto: Stock Photos

As mulheres conquistam cada vez mais seu espaço no mundo corporativo. Se há alguns anos elas eram destinadas apenas a ocupar cargos mais operacionais, ou especificamente femininos, hoje elas estão presentes nas mais diversas áreas e níveis hierárquicos.

De acordo com um levantamento realizado pela Catho Online, site de currículos e empregos da América Latina, as mulheres já ocupam 58,63% dos cargos de Coordenação, ou seja, mais da metade destes profissionais são do sexo feminino. Além disso, 22,91% dos cargos mais elevados das organizações, como Presidentes e CEOs, também já pertencem a estas profissionais.

Nota-se que em empresas de pequeno porte existe um maior número de mulheres ocupando cargos altos, como presidência e diretoria, enquanto nas empresas de grande porte elas representam a maioria em cargos como os de coordenadores e encarregados.

Com relação à área de atuação, Educação (65,76%), Recursos Humanos (60,86%) e Relações Públicas (54,71%) são as que apresentam maior preferência e participação das mulheres. Tecnologia, por sua vez, continua sendo a área com menor índice de atuação feminina, com 12,56%.

O levantamento realizado pela Catho Online, contou com dados do Cadastro Catho, banco de dados com informações de mais de 480 mil executivos e mais de 200 mil empresas nacionais e multinacionais.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna