Pesquisa revela que 53% das mulheres acreditam estar acima do peso

Apenas 8% estão satisfeitas com o corpo

Para 88% das mulheres, beleza envolve também características pessoais
Para 88% das mulheres, beleza envolve também características pessoais Foto: Danilo Apoena

Estar de mal com o espelho está no topo na lista das coisas que mais incomodam as mulheres. Cerca de 92% delas acreditam que outras pessoas reparam em seus defeitos físicos e apenas 8% está totalmente satisfeita com seu corpo.

Entre os maiores temores do em relação à beleza, o medo de engordar está em primeiro lugar (36%), seguido por envelhecer (17%) e flacidez (13%).

Desejos, hábitos de consumo e a importância da beleza nas relações são algumas das revelações de uma pesquisa realizada com cerca de 3.500 mulheres das classes A, B e C, entre 18 e 60 anos.

Veja o panorama do univerno feminino

:: A satisfação com o corpo

?  92% das mulheres acreditam que outras pessoas reparam em seus defeitos físicos.

? Apenas 8% das mulheres estão totalmente satisfeitas com seu corpo.

? As duas partes do corpo que mais incomodam as mulheres são: a barriga (69%), os seios (46%) e, em terceiro lugar, os glúteos (26%).

?  53% das mulheres consideram que estão acima do peso ideal.

? 29% delas gostariam de fazer algo diferente nos cabelos.

? Entre os maiores temores da mulher em relação à beleza estão: medo de engordar, em primeiro lugar (36%), sinais do tempo (17%) e flacidez (13%).

? Os momentos em que os “defeitos” mais atrapalham envolvem o relacionamento com os homens: relacionamento com parceiro, sexo ou conquista.

? Comparando as classes sociais, as mulheres da classe AB gostam mais de seus cabelos, enquanto as da classe C têm preferência pela boca, seios e bumbum.

? Os defeitos e insatisfações com o corpo atrapalham mais a classe AB do que a classe C.

:: Hábitos e Consumo

? Entre os produtos de beleza mais consumidos, foram apontados os seguintes (por ordem de importância): produtos para cabelo, perfume, hidratante, batom, produtos antidade e maquiagem.

? Entre as mulheres que já fizeram tratamentos estéticos, os mais populares são drenagem e massagens (corporais) e limpeza de pele (facial). A esfoliação foi feita por 36% das mulheres tanto no corpo, quanto no rosto.

? Os tratamentos já realizados pelas mulheres por ordem de importância são: Drenagem (60%); Massagem (60%), esfoliação corporal (36%), Manta térmica (16%) e tratamentos com ultrassom (15%).

? As clínicas de estética são os estabelecimentos mais utilizados para esses tipos de tratamentos (34%). Salões de beleza (26%) e consultórios médicos (17%) também são freqüentados.

:: Conceitos de Beleza

I. Beleza e características pessoais

? Apesar de percebermos, nas questões anteriores, que a maioria das mulheres está insatisfeita com a aparência, 87% das mulheres se acham bonitas.

? Beleza é mais do que aparência física. Para 88% das mulheres, beleza envolve também características pessoais.

? As características mais mencionadas pelas entrevistadas como importantes para influenciar na beleza são: auto-estima (32%), se sentir bem consigo mesmas (30%) e saúde (14%).

? As características pessoais são mais importantes do que as físicas para 55% das mulheres. Para outras 44% , características pessoais e físicas possuem o mesmo peso.

II. Beleza e sua influência nas relações

A beleza influencia nas relações do dia a dia das mulheres, seja com o marido ou parceiro, colegas do ambiente de trabalho ou relações profissionais, amizades e com os filhos:

? 98% das mulheres acreditam que sua relação com seu parceiro sofre interferências relacionadas com a beleza e o bem estar. Para este tipo de relação, as maiores preocupações são: Emagrecer (25%), estar bem disposta (24%) e eliminar gordura localizada (16%).

? 97% das mulheres acreditam que sua relação profissional sofre algum tipo de interferência quando algum aspecto de beleza ou bem estar não está bem. Nesse caso, as maiores preocupações são: Estar bem disposta (28%), estar bem vestida (18%) e Emagrecer (13%).

? 88% das mulheres acreditam que suas relações de amizade sofrem interferências relacionadas com a beleza e o bem estar: 18% querem estar bem dispostas; 17% querem parecer simpáticas; 14% desejam emagrecer (para serem melhor aceitas no grupo).

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna