Pesquisadores descobrem genes que ligam início da puberdade à gordura corporal em mulheres

O estudo também descobriu os genes envolvidos na regulação hormonal

Resultados mostraram que quanto mais tempo os bebês eram alimentados exclusivamente no peito, menor era taxa de infecções e menos frequentes as visitas ao pediatra
Resultados mostraram que quanto mais tempo os bebês eram alimentados exclusivamente no peito, menor era taxa de infecções e menos frequentes as visitas ao pediatra Foto: Divulgação

Pesquisadores do King’s College de Londres descobriram 30 novos genes que controlam a idade de maturação sexual nas mulheres. Muitos destes genes também atuam na regulação do peso corporal ou vias biológicas relacionadas ao metabolismo de gorduras. O estudo foi feito com mais de 100.000 mulheres na Europa, EUA e Austrália e destaca várias ligações genéticas específicas entre a puberdade precoce e gordura corporal.

A puberdade nas mulheres ocorre normalmente entre os 11 e os 14 anos de idade. Se uma criança chega a um determinado peso (cerca de 45 kg), o início da puberdade é desencadeada. Quanto mais pesada for a criança, mais cedo a puberdade vai ocorrer, acarretando risco de doenças futuras.

O estudo também descobriu os genes envolvidos na regulação hormonal, no desenvolvimento celular e outros mecanismos ligados à idade do início da menstruação nas mulheres, o que mostra que o timing da puberdade é controlado por uma complexa variedade de processos biológicos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna