Pílula anticoncepcional pode deixar as mulheres mais ciumentas e possessivas

A "culpa" é do estrogênio, ou seja, medicamentos só com progesterona não causam tal efeito

Cerca de 80 milhões de mulheres usam a pílula no mundo todo
Cerca de 80 milhões de mulheres usam a pílula no mundo todo Foto: Carlinhos Rodrigues

Tomar anticoncepcionais orais pode deixar as mulheres mais ciumentas e possessivas. Esta é a afirmação do médico britânico Craig Roberts, que acompanhou as oscilações hormonais de 275 mulheres em idade fértil. A culpa, segundo Roberts, é do estrogênio, que deixa as mulheres mais desconfiadas e preocupadas com o parceiro.

No estudo, o médico comparou os efeitos de pílulas com doses mais altas e mais baixas do hormônio. Ao longo dos meses da pesquisa, todas tiveram que responder um questionário sobre a vida amorosa e suas preocupações em relação ao parceiro. Aquelas que tomaram os anticoncepcionais com as doses maiores de estrogênio mostraram ter o maior medo de traição e abandono. Já as mulheres que tomavam pílulas com doses mais baixas de estrogênio não relataram o mesmo.

? Percebi uma ligação estreita entre doses altas de estrogênio e o ciúme ? afirmou Roberts.

As pílulas só com progesterona não parecem ter o mesmo efeito. Para o médico, elas seriam uma boa opção para as mulheres que já são ciumentas sem tomar o contraceptivo.

? Nem as mulheres nem os médicos levam em consideração os potenciais efeitos psicológicos da pílulas. Estudos como esse ajudam o sexo feminino a fazer escolhas mais conscientes do seu método contraceptivo.

Leia mais
Comente

Hot no Donna