Por que você não deve seguir a dieta de celebridades como Demi Moore e Gwyneth Paltrow

Famosas divulgam quais os programas radicais costumam seguir para perder peso

Gwyneth Paltrow incentiva regimes radicais que não fazem bem à saúde
Gwyneth Paltrow incentiva regimes radicais que não fazem bem à saúde Foto: Reprodução

Com o twitter, os blogs e o Facebook fica fácil saber o que as beldades andam fazendo para emagrecer. Todas elas fazem questão de divulgar o que estão comendo, como estão se desintoxicando e os cuidados que têm com a alimentação. Mas fica o alerta: de um modo geral, as dietas das celebridades não devem ser seguidas por gente como a gente, garante a American Dietetic Association (ADA).

? As celebridades têm um importante papel, milhares de pessoas as têm como modelo. Mas elas não estão fazendo a sua parte quando se trata de divulgar hábitos saudáveis de alimentação ? disse a médica Keri Gans, porta-voz da ADA em Nova York.

A cantora Jessica Simpson, por exemplo, contou para seus 3 milhões de seguidores no Twitter que ela “deu um choque em seu organismo” com o seu regime veganista radical (que se baseia na premissa de não comer nada que tenha origem animal. E isso pode privar o corpo de uma série de nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento). Ela também tuitou sobre sua devoção a um programa chamado “Total Vitality”, que, segundo ela, não tem nada a ver com o peso, mas sim com “compreender o corpo através da hidratação e da alcalinização”. O programa se basearia na ingestão de um monte de fórmulas fitoterápicas e chás.

A atriz Demi Moore também comunicou que estava agora engajada no “The Clean Program”, um plano polêmico para se desintoxicar em 21 dias, criado por um médico de Nova York chamado Alejandro Junger, que vende um dia a US$ 350 pelo Facebook. Pela dieta, tomam-se dois shakes por dia no lugar da comida. Demi foi criticada por ter feito sua declaração depois de ter anunciado, quatro dias antes, que havia abandonado o rígido regime conhecido também como Dieta do Faquir, que consiste em passar até 40 dias só bebendo água com limão, comendo pimenta e tomando maple syrup, um xarope de seiva.

Tudo bem que Demi Moore está linda, mas beber ao invés de comer pode simplesmente desacelerar o metabolismo e fazer com que você ganhe muito mais peso quando largar o programa de desintoxicação. A dieta tão radical também faz com que você abra mão de nutrientes importantes para a saúde.

Foi isso o que aconteceu com Gwyneth Paltrow, que fez uma dieta macrobiótica super-rigorosa e agora aderiu ao programa de desintoxicação “Clean”, como revelou em seu blog.

? Me sinto pura e feliz e muito mais leve (perdi os quilos extras que ganhei durante uma temporada de relaxamento e diversão há um mês). Isso é incrível. Mas não se esqueça de perguntar ao seu médico se o programa é o certo para você.

Mas será que a atriz seguiu sua própria recomendação e consultou um médico? Porque provavelmente todo esse longo tempo de privações gastronômicas a tenham levado a desenvolver uma osteopenia (enfraquecimento dos ossos). Depois de ter os níveis de vitamina D testados, os médicos disseram que “foram os mais baixos que eles já viram”, como Gwyneth postou em seu blog.

? Não podemos seguir o que as celebridades fazem. Privar-se de nutrientes essenciais que vêm das comidas pode ser muito ruim para a saúde. E o que funciona para as mais jovens e saudáveis celebridades pode se transformar numa catástrofe para alguém que já tenha alguma fragilidade ? explica Keri Gans.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna