Postura otimista faz bem à saúde, dizem pesquisadoras

Confira o que a atitude positiva faz por seu sistema imunológico

Aproveitar é a palavra de ordem na maturidade
Aproveitar é a palavra de ordem na maturidade Foto: Stock Photos, Divulgação

A ideia de que tudo no mundo está interligado não para de ganhar reforços. Agora foi a vez das pesquisadoras norte-americanas Suzanne Segertrom e Sandra Sephton descobrirem que ter um ponto de vista positivo sobre um assunto específico – desempenho escolar, profissão ou saúde, por exemplo – pode significar um sistema imunológico mais forte.

Recentemente, elas realizaram um estudo com alunos do primeiro semestre de Direito. Durante seis meses, os 124 estudantes participantes responderam, em cinco oportunidades, questões sobre o quão otimistas estavam com relação à faculdade. Na sequência, receberam injeções para provocar resposta de seu sistema imunológico. Dois dias depois, retornavam para ver a intensidade da resposta. Quanto maior a marca, maior o retorno do organismo.

A conclusão: quanto mais otimistas estavam a respeito dos estudos, melhor o sistema imunológico respondeu. Os mais pessimistas tiveram retornos mais fracos das células que protegem o corpo.

Suzanne, que atua na Universidade de Kentucky (EUA), não apoia a ideia de que as pessoas abram mão de como de fato se sentem e adotem sempre uma postura positiva, mas acredita que ser um pouco mais otimista com relação a pelo menos algumas áreas da vida pode ajudar muito.

– Eu não acho que devo aconselhar as pessoas a revisarem suas expectativas e serem irrealistas. Mas se as pessoas tiverem visões um pouco mais positivas do futuro isso pode se tornar real – diz.

Leia mais
Comente

Hot no Donna