Presentes em alta para o Dia das Crianças são inspirados em personagens famosos

A cada ano, fabricantes aperfeiçoam produtos e lançam mais novidades

Novidades lotam as prateleiras às vésperas da data
Novidades lotam as prateleiras às vésperas da data Foto: Jessé Giotti

A maioria das crianças sabe o que haverá no próximo dia 12 de outubro. Para elas, não é o feriado da padroeira do Brasil que interessa mas, sim, o Dia da Criança. Por isso, todo ano, os fabricantes de brinquedos vêm com novidades e investem pesado em novos produtos.

Em alta estão aqueles ligados a personagens famosos que a criançada vê em desenhos animados, como o Ben 10 e Bakugan, e também nos intervalos dos programas infantis. Enquanto parte da gurizada está mais ligada em tecnologias, como videogames tipo PlayStation, ou em telefones celulares, outra parte quer mesmo brinquedos. Muitos deles estão cada vez mais avançados. Existe à venda desde um tipo de óculos de visão noturna, que funciona de verdade, até bonecas que falam ou fazem xixi.

Até mesmo o tradicional jogo Banco Imobiliário entrou na realidade do século 21 ? agora, ele vem com uma máquina de cartão de crédito para os jogadores fazerem suas negociações. As bonecas Barbie, por exemplo, ganham novos modelos dentro de poucos meses. Atualmente, estão em alta as fashionistas, que revelam o mundo da moda às meninas, e as das profissões: tem médica, professora, instrutora de mergulho e até babá.

? Esse final de ano é reforçado pelos lançamentos de novos brinquedos. O que está na mídia é o que está na cabeça da criançada e é o que vende ? conta Joice Bandeira Pacheco, gerente de uma loja de brinquedos no centro de Caxias.

Conforme ela, os fabricantes capricham no aperfeiçoamento dos brinquedos. Um exemplo são os laptops que, a cada ano, trazem novas atividades e modelos. Geralmente, segundo Joice, os pais já procuram um brinquedo pré-definido pela criança.

?Eles chegam aqui dizendo “o meu filho quer tal coisa”. Quase sempre são aqueles que os pequenos viram no comercial ou nos desenhos ? conta.

Gicele Adriana Américo, gerente de outra loja, reforça a pressão da mídia na decisão dos pequenos.

?Muitas vezes os pais vêm procurar brinquedos que nós ainda nem recebemos, mas que as crianças viram na TV ? conta.

Com tantas novidades enchendo as prateleiras a cada data especial, como as lojas fazem para se manter atualizadas? Joice explica que ela própria, mesmo não sendo responsável pela área de compras da loja, assiste muito desenhos e programas infantis, pontos de referência dos fabricantes para novos brinquedos.

? Se me perguntarem alguma coisa sobre novela, nem sei dizer. Mas, se for algo de personagens infantis, estou sempre por dentro ? brinca a gerente.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna