Prevenção do envelhecimento precoce do pescoço pode evitar problemas de saúde

Para se evitar danos mais graves é recomendável um diagnóstico preciso

Uso de protetores solares e a proteção física dos raios solares são essenciais
Uso de protetores solares e a proteção física dos raios solares são essenciais Foto: Raul Krebs, Especial

O envelhecimento precoce da pele do pescoço, além de ser um dos maiores incômodos estéticos relacionados à pele, pode indicar a existência de algumas doenças do tecido elástico. Segundo Bhertha Tamura, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo, o problema atinge pessoas com diferentes características genéticas sendo, contudo, mais comum em determinados grupos. 

?Também a estrutura de colágeno e doenças genéticas podem levar ao envelhecimento precoce da pele na região do pescoço ?, revela a médica, observando que pessoas com a pele, cabelos e olhos extremamente claros, são mais propensas a apresentar essas disfunções.

Segundo a especialista, a prevenção é a melhor forma de enfrentar o problema. Para tanto, ela recomenda o uso de protetores solares e com a proteção física dos raios solares. Além disso, uma alimentação adequada e rica em vitaminas específicas e o uso de antioxidantes orais são essenciais.

Para se evitar danos mais graves para os pacientes que apresentam envelhecimento da pele, a médica recomenda a realização de uma análise criteriosa, para que seja possível ter um diagnóstico preciso do problema.

? Por ser uma manifestação com elevado impacto estético, o envelhecimento precoce da pele do pescoço deve ser tratado tão logo se manifeste ?, completa a Dra. Bhertha.
Também médica da SBD-RESP, a dermatologista Tânia Meneghel explica que existem diversos procedimentos adotados no tratamento desta doença.

? Podemos fazer a esfoliação da pele com peelings superficiais, aplicar um tratamento com luz intensa pulsada, eletrocoagulação, raios infravermelhos ou radiofrequência. Utilizamos também a toxina botulínica e, em casos extremos, cirurgia ?, explica a médica.

Tânia acrescenta ainda que os produtos utilizados têm a função de estimular a renovação celular e corrigir a camada córnea espessa.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna