Príncipe William e Kate Middleton selam sua união com dois beijos

Em cerimônia que reuniu mais de um milhão de pessoas em Londres, novo casal real faz história

Contrariando o protocolo, recém-casados deixaram o Palácio de Buckingham em carro "decorado"
Contrariando o protocolo, recém-casados deixaram o Palácio de Buckingham em carro "decorado" Foto: AFP

O príncipe William e Kate Middleton selaram nesta sexta-feira com dois beijos em público, no balcão do Palácio de Buckingham, o casamento celebrado na Abadia de Westminster de Londres em uma cerimônia cheia de pompa, e após um percurso de carruagem saudado por uma multidão tomada pela euforia. Acompanhados por seus familiares, incluindo a rainha Elizabeth II, e aclamados por centenas de milhares de pessoas, William e Kate repetiram a tradição inaugurada pelos pais do noivo, Charles e Diana, em 1981, e ainda ofereceram ao público um segundo beijo durante um desfile aéreo que encerrou a parte pública do evento.

Depois da cerimônia religiosa em Westminster, William e Kate seguiram para a carruagem dourada aberta, puxada por quatro cavalos, até o Palácio de Buckingham. Ao contrário do que se temia, a chuva não afetou o percurso do cortejo nupcial. Sorridentes e relaxados, os recém-casados foram aclamados durante todo o trajeto pela multidão.

Mais de um milhão de pessoas se reuniram nesta sexta-feira nas ruas de Londres, segundo a polícia da capital. Cerca de 500.000 pessoas se reuniram no Mall, a grande avenida que leva ao Palácio de Buckingham.

A carruagem que transportou Kate e William foi a mesma utilizada em 1981, no casamento do príncipe Charles com Diana. Eles foram seguidos por um cortejo de quatro carruagens, que transportavam Elizabeth II e a família real, escoltado por 160 cavaleiros. 

A missa em Westminster durou pouco mais de uma hora, com um coral de jovens e ao som das sete trombetas que ressoaram na mesma nave onde foi coroado William o Conquistador em 1066. Poucos minutos depois da espetacular entrada da noiva no templo, com um sofisticado vestido criado por Sarah Burton, que sucedeu Alexander McQueen na marca de mesmo nome depois do suicídio do estilista, os noivos afirmaram o “Sim, aceito” e foram declarados marido e mulher.

William, vestido com o uniforme vermelho de coronel da Guarda Irlandesa do Exército britânico, não usará um anel, mas colocou uma aliança de ouro no dedo de Kate. Kate Middleton vestia um belo vestido branco marfim, com uma cauda de quase três metros, véu e uma tiara emprestada pela rainha Elizabeth II, avó do noivo. William teria afirmado “você está muito bonita” para a noiva ao recebê-la no altar.

Antes da noiva, a última a entrar na Abadia foi a rainha, anunciada ao som das trombetas junto ao duque de Edimburgo. Antes da cerimônia, a soberana nomeou William, de 28 anos, duque de Cambridge. Assim, Kate, ex-plebeia de 29 anos, se tornou duquesa da mesma cidade universitária próxima de Londres.

Entre os convidados que lotaram a Abadia havia celebridades do mundo do esporte, como David Beckham, acompanhado pela esposa grávida Victoria, artistas como Elton John, assim como autoridades políticas e amigos do casal.

? Acredito que as pessoas de todo o mundo estarão observando este grande momento histórico, e verão o melhor da Grã-Bretanha, e que fazemos as coisas muito bem ?, afirmou o primeiro-ministro britânico David Cameron ao entrar no templo.

Até um terço da população mundial assistiu ao vivo o casamento pela televisão. A cerimônia foi assistida ao vivo por 1.900 convidados. Elizabeth II, de 85 anos, com um vestido amarelo e um chapéu combinando, considera o casamento uma oportunidade de dar ares mais modernos à monarquia, três décadas depois do matrimônio de Charles e Diana. 

Na ocasião, o casamento foi acompanhado por 750 milhões de pessoas. A união se transformou em uma relação tortuosa, que terminou em divórcio um ano antes da morte da “princesa do povo” em um acidente em Paris, em 1997.

A rainha Sofía da Espanha, os príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia, e os príncipes da Holanda, Willem e Máxima, ocuparam lugares de honra na cerimônia, perto dos pais de Kate Middleton, Michael e Carole, ex-funcionários da British Airways que se tornaram milionários empresários.

A polícia, que mobilizou 5.000 agentes por toda a cidade, isolou as ruas do centro da capital para o evento, que segundo as previsões foi assistido por dois bilhões de pessoas em 180 países. No total, 650 privilegiados desfrutaram de um almoço oferecido pela rainha, antes do jantar de gala organizado à noite para os 300 familiares e amigos mais próximos. Depois disso, Buckingham deve virar uma discoteca. A felicitação aos noivos veio inclusive do espaço: os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) enviaram uma mensagem a William e Kate Middleton.

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna