Projeto de interiores para a tão sonhada casa de praia

Além de investir no imóvel, vale também reservar um tempo para dar um toque especial ao recanto de veraneio

Quando se fala em casas ou apartamentos de praia, a primeira pergunta que nos vem à mente é: o investimento compensa ou não? Financeiramente pode não compensar, mas ter um refúgio tem valor intangível para muitos.

“Morar em um país tropical com uma faixa litorânea tão extensa e bela como a do Brasil faz com que muitos planejem adquirir uma casa de praia. A decoração do ambiente, os objetos certos e o material usado na construção podem fazer diferença na hora de realizar este sonho”, diz a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.

Algumas dicas podem facilitar o trabalho na hora de dar um toque especial no espaço de veraneio. Na hora de construir, tudo na casa de praia deve ser pensado em função dos hóspedes. ”A intenção deve ser criar um clima de aconchego e intimidade para amigos e familiares. É importante que as pessoas se sintam à vontade ao sair do mar ou da piscina”, diz Ana Paula Perez.

camera 3D

Para construir à beira-mar, opte por construções adequadas ao clima. “É importante deixar um espaço maior entre a lage e o telhado, para evitar que o local absorva muito calor”, lembra a arquiteta.

camera 3D

Na hora de decorar, utilize os tons azuis, brancos e beges que lembram mar e areia. É importante dar preferência a materiais plásticos ou de madeira. “Evite móveis de ferro, que enferrujam e são de difícil manutenção”, recomenda a diretora da C+A.

camera 3D

Sofás e poltronas devem ser forrados com material impermeável. No chão, o ideal é usar revestimento cerâmico, que compõem bem este tipo de ambiente e são fáceis de limpar.

Construa ou escolha um imóvel com janelas amplas para que a luminosidade e a ventilação natural possam ser utilizadas. “Casa de praia precisa ser arejada e ensolarada”, destaca Ana Paula.

Falando em quartos, estes devem ter espaços livres para receber bem os visitantes. “Orientamos o dono da casa a deixar prateleiras e bancadas livres para acomodar malas e objetos, sempre que um convidado chegar”, destaca Ana Carolina.

Na área externa
Um dos locais que deve receber especial atenção são as varandas.

camera 3D

“Na parte externa da casa, é preferível optar por uma mobília em madeira mais barata, como o pinho, por exemplo, com uma boa camada de verniz náutico para aumentar a durabilidade. É possível também utilizar laminados, fórmicas ou fibras sintéticas para o exterior, materiais que conseguirão resistir mais tempo os clima marítimo”, recomenda.

camera 3D

Quem tem muito espaço deve pensar numa piscina: grande, pequena, de alvenaria, de fibra. É muito importante também cuidar da manutenção preventiva da área externa, ao longo do ano, para evitar transtornos, como problemas nas partes elétrica e hidráulica da casa, durante o verão. Telhas também merecem atenção especial.

Leia mais
>> Fique por dentro do especial de verão do Pense Imóveis
>> Compre uma casa no litoral do RS ou em SC

Leia mais
Comente

Hot no Donna