Proteja os pequenos das doenças provocadas pelo frio

Sintomas como febre e coriza podem indicar gripe e outras doenças e exigem atenção

Foto: Reprodução, livro Meu Bebê

Quando a previsão do tempo indica a queda de temperatura, é bom ficar alerta aos sinais de doença. Nesta época, é comum a reação do sistema imunológico das crianças a vírus e bactérias.

Os principais sinais de gravidade nas doenças de inverno são temperatura axilar elevada ou muito baixa, respiração rápida, cianose (quando o bebê fica roxo), chiado no peito e prostração. Nestas situações, uma emergência pediátrica deve ser procurada, segundo a pediatra e coordenadora científica da Sociedade de Pediatria do RS, Patrícia Miranda Lago.

Para ajudar os pais a encontrarem as reações mais comuns, o caderno Meu Filho conversou com a médica e selecionou algumas dicas da enciclopédia Meu Bebê: a incrível capacidade de evoluir tanto em tão pouco tempo, de Desmond Morris.

Proteção contra os inimigos da saúde

As doenças típicas do frio são causadas geralmente por vírus, o que fica difícil de preveni-las completamente. Mesmo assim, é importante evitar o contato com adultos ou outras crianças contaminadas. Mudanças bruscas de temperatura também alteram a imunidade, facilitando a chegada de doenças.

É importante que a criança mantenha uma boa hidratação, ingerindo líquidos com frequência, o que ajuda na recuperação das doenças virais. Além disso, o pediatra deve ser consultado.

Leia mais
Comente

Hot no Donna