Publicidade e a mulher: estereótipo está fora de moda

Novidade do ano passado, o tour de Natal é uma viagem aos bastidores do Natal Luz a bordo de uma jardineira de época
Novidade do ano passado, o tour de Natal é uma viagem aos bastidores do Natal Luz a bordo de uma jardineira de época Foto: Cleiton Thiele, divulgação

Um debate do ponto de vista feminino sobre as mudanças na forma como o universo das mulheres é retratado na publicidade marcou nesta segunda-feira o primeiro dia da Semana ARP da Comunicação, em Porto Alegre.

O tema foi discutido na mesa-redonda Fala Feminina, que abriu oficialmente o evento. Com mediação da jornalista de ZH Cláudia Laitano, a atriz Marisa Orth, a publicitária Tetê Pacheco e as jornalistas Saraí Schmidt e Claudia Giudice palestraram sobre os desafios que a comunicação têm para acompanhar as mudanças de comportamento das mulheres.

Pesquisadora da área de comunicação, Saraí esquentou o debate ao criticar o que apontou como uso de estereótipos nas peças publicitárias.

– Muitas vezes, meninas aparecem vinculadas apenas à imagem de sensibilidade, fragilidade e maternidade – argumentou.

Publicitária, Tetê Pacheco disse que a existência de estereótipos em torno da imagem feminina não é predominante, nem buscada pelos profissionais. E afirmou tratar-se de uma prática restrita a anúncios de baixa qualidade.

– Se há estereótipos é porque não há qualidade – enfatizou.

Entre a presença ou não de papéis fixos associados às mulheres, Claudia Giudice, que é diretora do Núcleo de Celebridades e Cultura da Editora Abril, ressaltou que não há mais espaço para a publicidade fazer uso desse tipo de linguagem. Daqui para frente, reiterou, a propaganda deve cada vez mais se moldar a uma nova mulher, mais complexa.

– As mulheres estão buscando qualidade de vida, maior autonomia e foco na família – disse.

– E é por isso que a publicidade tem responsabilidade – completou Marisa.

Promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), a Semana ARP da Comunicação vai até o próximo sábado, com uma programação que reúne uma série de palestras, debates, workshops e premiações em espaços do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna