Quando a dieta não funciona mais, o que fazer?

A memória biológica tende a dificultar a adaptação ao novo peso, garantindo que qualquer deslize seja usado como combustível para retornar à condição anterior

Foto: Ronald Mendes

O platô da dieta é comum. Trata-se de um contra-ataque do próprio corpo, que interpreta a perda de peso como uma ameaça. Contudo, o emagrecimento só seca as células do tecido adiposo. Mas elas permanecem ávidas para voltar ao estado anterior. E, nesse ponto, retornar ao peso antigo pode ser bem mais fácil, explica a nutricionista Marta Evangelista.

A memória biológica tende a dificultar a adaptação ao novo peso, garantindo que qualquer deslize seja usado como combustível para retornar à condição anterior. Em geral, se você perdeu 10 quilos, para o corpo se adaptar é preciso 10 meses de vigilância permanente. Amélio Godoy, doutor em endocrinologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diz que para continuar com o corpo saudável e em forma, o paciente terá que ter consciência que a reeducação alimentar é um processo sem volta e aceitar que não está de dieta, apenas tem uma nova forma de se alimentar.

O educador físico Rogério Damasceno explica que, na sua rotina de trabalho, nota que aspectos psicológicos contribuem para travar a dieta ou mesmo comprometer resultados conquistados.

? Cheguei onde quero. Terei de continuar abrindo mão de comer? ? exemplifica.

Rogério explica que o choque de metas, ou seja, chegar ao peso ideal mas não ser liberado para comer o que quiser, cria grandes dificuldades para a manutenção da forma alcançada.

? As pessoas acham que podem exagerar no fim de semana, beber além da conta. Mas o corpo não está preparado ? afirma.

Resumindo. Para emagrecer e não voltar a engordar, é preciso: estar muito determinado a, fazer da atividade física uma rotina e alimentar-se de maneira saudável (pequenas porções, várias vezes ao dia). Como o corpo se adapta fácil, também é preciso dar novos estímulos diariamente, mudando a carga ou o tipo de exercício e variando os pratos consumidos.
 
Preste atenção!

Uma pessoa nunca perde as células de gordura que ganhou ao engordar. Quando emagrece, essas células murcham, mas permanecem no organismo. Se, após conquistar o peso ideal, a pessoa não der continuidade a uma dieta saudável, essas células vão novamente inchar e se multiplicar. Por isso é tão difícil emagrecer e manter o peso.
 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna