Quer relaxar? Conheça técnicas e saiba qual é a ideal para você

O reiki, a meditação e a massoterapia são opções para quem quer adotar um novo estilo de vida

Para especialistas, as pessoas começam a entender que bem-estar vai muito além da saúde física
Para especialistas, as pessoas começam a entender que bem-estar vai muito além da saúde física Foto: Juan Barbosa

Ouvir música, tomar um banho e, por que não, até mesmo beber uma taça de vinho. Vale tudo e todo mundo tem uma receita particular para relaxar após um dia intenso de trabalho. As técnicas de massagem e relaxamento, claro, estão entre as preferidas de quem busca diminuir o estresse e elevar a qualidade de vida.

Segundo o mestre em reiki Amaury Palma, da Alquimia Interior, de Porto Alegre, a busca por técnicas como o reiki, a massoterapia e a meditação vem aumentando, graças ao entendimento do público de que bem-estar vai muito além da saúde física.

? Essas técnicas trabalham, além do físico, o emocional e o mental. Ou seja, elas promovem o bem-estar do ser humano como um todo. Não é a toa que dizemos que esses “exercícios” promovem o auto-conhecimento pois, através deles nos vemos como um todo e não como um ser fragmentado ? explica.

O massoterapeuta da Alquimia Interior, Noé Antônio Carvalho, explica que as pessoas que começam a praticar esses “exercícios” costumam apreciá-los pelos momentos de relaxamento que eles proporcionam.

? Muitas vezes, as pessoas chegam ao consultório em busca de um momento de tranquilidade e encontram isso dentro delas mesmo. É muito gratificante observar esse progresso ? destaca.

Palma explica que a opção por uma dessas técnicas, algumas vezes, é feita exclusivamente por quem procura tal serviço. No entanto, ele considera adequado que, antes de tomar qualquer decisão, seja ouvido um especialista.

? Fazemos no consultório, em parceria com o paciente, uma avaliação do que ele traz, de quais são as suas expectativas e do que ele procura. Nós chamamos esse processo de anamnese. E é através dele que conseguimos chegar ao tratamento ideal para cada pessoa ? afirma Palma.

Abaixo, os especialistas explicam quais os benefícios e como funcionam o reiki, a massoterapia e a meditação:

Reiki

Palma explica que o reiki é uma técnica de relaxamento na qual o especialista toca as mãos sobre o corpo da pessoa, trabalhado o fluxo de energia da pessoa. Conforme as necessidades de cada um, pontos específicos do corpo são estimulados.

? Por exemplo, quem afirma a mim que tem problemas emocionais passrá por um trabalho mais intensivo nas costas ? afirma.

Todo o procedimento é feito com a pessoa deitada em uma maca, usando as próprias roupas. Para promover um ambiente mais agradável, aromas específicos são usados durante a sessão. O reiki é usado geralmente por quem relata estar enfrentando dificuldades emocionais para relaxar.

Massoterapia

A massoterapia é usada, na maioria das vezes, por quem encontra dificuldades físicas para relaxar, que impedem que a pessoa consiga criar um ambiente confortável no trabalho ou em casa.

? A massoterapia restabelece o equilíbrio entre o corpo e a energia da pessoa através do relaxamento ? destaca Carvalho.

Durante a sessão, são identificados nódulos de tensão que impedem a pessoa de relaxar. Através da massagem, esses pontos são levados ao relaxamento restabelecendo o equilíbrio perdido.

O procedimento também não necessita de roupas especiais e se utiliza de música ambiente. Os olhos são vendados para proporcionar maior relaxamento. O uso de aromas específicos para cada caso também é comum.

? Para quem relata raivas, por exemplo, estimulamos bastante a área do pescoço. Já para quem tem dificuldades em lidar com perdas, a base da coluna é um dos pontos mais estimulados nos encontros ? explica.

Meditação

Palma explica que a meditação é um processo bastante antigo através do qual as pessoas buscam relaxar e se conhecer melhor. Ela é muito utilizada por pessoas com quadros de ansiedade acentuada.

? O objetivo desses encontros é limpar a mente, relaxar e encontrar, com a sucessão do encontros, um estado de paz interior que trará maior conforto e tranquilidade à pessoa ? explica.

Durante uma sessão de meditação, há um condutor que vai conversando com o grupo, estimulando a todos a relaxarem e diminuírem o ritmo, criando um clima propício para que todos possam parar e refletir sobre suas próprias escolhas e seus estilos de vida.

Para quem quer experimentar a meditação, Palma e Carvalho promovem encontros gratuitos todas as terças-feiras na Capital. veja o serviço:

O que: Encontros gratuitos de meditação

Quando: às terças-feiras, às 20h15min

Onde: Joel Aleixo Alma e Equilíbrio

Endereço: Rua Dario Pederneiras, 566, Petrópolis, Porto Alegre

Quanto: os encontros são gratuitos. No entanto, é aceito um quilo de alimento não perecível para ser doado à instituição de caridade que recebe o evento.

Mais informações: (51) 3392-2151

Leia mais
Comente

Hot no Donna