Rede social específica ajuda internautas a aprender novas línguas

No portal, os relacionamentos virtuais ajudam os usuários

Cada aluno precisa montar seu treino personalizado para evitar erros
Cada aluno precisa montar seu treino personalizado para evitar erros Foto: Júlio Cordeiro

Se você precisa aprender inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, o site http://www.busuu.com/pt é uma opção interessante. Na verdade, ele pode ser visto como uma rede social, na qual você e usuários de outros países conseguem se ajudar mutuamente no aprendizado.

Se você já domina esses idiomas, o site também pode ser usado com a finalidade de treinar os seus conhecimentos. Para usá-lo, você deve se cadastrar: clique no botão “Registre-se grátis” e selecione o idioma que quer aprender. Na segunda etapa do cadastro, informe um nome de usuário, seu idioma nativo e aqueles que você deseja desenvolver.

Nessa etapa, diversas opções são exibidas, mas apenas cinco idiomas estão disponíveis. Será enviado um e-mail para você confirmar a inscrição no site. São mais de 50 sugestões de aprendizado, incluindo as lições no nível escolhido, exercícios de múltipla escolha, testes de escrita, revisões e exames. Além disso, o curso oferece o lado social, permitindo entrar em contato com usuários de outros países para um chat on line.

Os exercícios são multimídia, com muita interatividade. Os cursos gratuitos oferecem um nível razoável para quem vai viajar a um país e não quer chegar lá totalmente sem entender o idioma. O site oferece uma versão Premium, paga, que amplia consideravelmente as opções de aprendizado.

É permitido, por exemplo, baixar arquivos PDF das lições e um podcast com todas as falas da lição. Com esses arquivos, é possível estudar mesmo estando off line. A interação com nativos de outras línguas pode ser feita por meio de chat ou recorrendo a ajudas específicas. Por exemplo, você pode escrever seu texto em um determinado idioma e deixar que algum nativo faça comentários sobre a qualidade dele.

As lições seguem um modelo simples: primeiro, você tem aulas que ensinam o vocabulário. Depois, são realizados exercícios de compreensão de texto, testes de escrita e, finalmente, ocorre a interação com outros usuários.

Se você quer praticar mais de um idioma, o site torna-se uma ferramenta ideal, pois, como as lições são padronizadas, é mais fácil aprender a segunda língua por associação com a primeira.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna