Reflexologia: massagem nos pés proporciona relaxamento total

Técnica pode ser feita também em casa

Técnica promete reequilibrar o corpo
Técnica promete reequilibrar o corpo Foto: Divulgação, stock.xchng

Depois de um dia cansativo, imagine-se tirando os sapatos e deitando numa cama em um quarto silencioso, à meia-luz. Dali por diante, fica tudo por conta da reflexologia dos pés, ou melhor, por conta do podólogo especialista em reflexologia. Durante cerca de uma hora, você recebe uma massagem terapêutica em diferentes pontos dos pés.

Relaxamento total é um dos objetivos da massagem que alivia a tensão, o estresse, ativa a circulação, além de detectar problemas no corpo, como uma disfunção orgânica. Max Machado, podólogo especialista em reflexologia podal, que atua no Lady & Lord, em Florianópolis, explica:

– São pressões em pontos específicos. Cada ponto representa uma parte do nosso corpo, seja ela vital ou não. Cabeça, ouvido, sistema urinário… Através da pressão detecta-se curvaturas na coluna ou algum outro problema – explica.

Mírian Ortiz, que é mestre em reflexologia desde 1987, quando fez curso na China, e hoje dá aulas de Reflexologia no Senac, define a técnica como “extremamente eficiente”, através da qual pode-se reequilibrar um corpo. A reflexologia é uma técnica da medicina chinesa. E trabalha com foco. Mírian exemplifica:

– Se você está cansado, o foco é trabalhar para levantar a energia. Num segundo momento, busca-se a causa do cansaço.

A quem é recomendado fazer?

– Indico para todas as pessoas. Todo mundo deve se dar esse presente. O objetivo é cumprir a meta de relaxamento a cada sessão – diz Max. E Mírian complementa:

– Há algumas contra indicações. O hipertenso, ou o cardíaco que não está sendo tratado, por exemplo. Mas essa avaliação será feita pelo profissional durante o atendimento, quando se faz uma ficha de avaliação energética. O custo médio de uma sessão é R$ 50.

Para fazer em casa

Se não é possível relaxar sempre sob as técnicas da reflexologia, você pode optar por uma solução caseira de relaxamento. A dica é de Max Machado:

– Numa bacia de água morna, cheia de bolinhas de gude, coloque os pés e fique pressionando. Quanto mais bolinhas, melhor. Dá uma incrível sensação de bem-estar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna