Relação da mulher com os cabelos é questão de autoestima

Para 90% das mulheres, madeixas têm papel fundamental na aparência

Pelo cabelo, a mulher mostra ousadia ou rebeldia, ou quer dizer que é tradicional
Pelo cabelo, a mulher mostra ousadia ou rebeldia, ou quer dizer que é tradicional Foto: Carlos Edler, BD ZH 1/2/2009

Ele é capaz de deixar qualquer mulher se sentindo poderosa, atraente, fatal. Ao contrário, também pode destruir a autoestima feminina, fazer com que ela fique mal-humorada e cancele uma saída com as amigas ou, acreditem, até um encontro com algum pretendente. Tamanho poder está nos fios de cabelos. Sim, para 90% das mulheres as madeixas têm um papel fundamental na aparência.

Para saber exatamente qual o impacto que os fios têm na vida das mulheres, a marca de cosméticos Seda encomendou um relatório sobre a relação delas com esse aspecto da vaidade. Foram entrevistadas cerca de 500 pessoas, acima dos 20 anos, na Tailândia, Índia, Brasil, Estados Unidos, Rússia e México.

E os resultados mostraram que cortes são sinônimos de estado de espírito e personalidade. Pelo cabelo, a mulher mostra ousadia, rebeldia ou quer dizer que é tradicional.

– O cabelo faz parte da nossa identidade corporal, e reflete nossas transformações internas. Temos uma relação íntima com ele, o que acaba influenciando nossos sentimentos – diz a psicóloga Marília Salgado.

Reflexos emocionais

A interferência da aparência no emocional é tanta que 70% das entrevistadas na pesquisa garantem ficar mais impacientes quando estão infelizes com o cabelo. Em contrapartida, 87% se sentem mais confiantes quando os fios estão bonitos. Mas por que será que os fios ganham tanta importância? Talvez porque elas defendam que os cabelos refletem a personalidade. 70% das entrevistadas atribuíram tal poder aos fios.

Fonte: Estudo global Seda: A vida não pode esperar. Por que seu cabelo deveria?

COMO ELAS SE SENTEM DIANTE DO ESPELHO

:: 90% das entrevistadas disseram que “os cabelos podem transformar instantaneamente o visual de uma mulher”
:: 95% das brasileiras concordam com tal afirmação
:: Em todos os países pesquisados, 40% das mulheres consideram o cabelo o item mais importante da aparência
:: 1/3 das mulheres estão infelizes com seus cabelos
:: No Brasil, 42% das entrevistadas garantem já terem ficado o dia inteiro em casa porque estavam infelizes com suas madeixas e 33% delas dizem que cancelaram um encontro pelo mesmo motivo
:: 84% das brasileiras usam mais frequentemente os cabelos para se afirmarem por meio de um estilo. O status fashion das madeixas é valorizado
:: 2/3 das brasileiras se sentem feias quando não estão felizes com os fios
:: 54% das brasileiras disseram que a insatisfação com as madeixas já arruinou uma festa
:: As garotas brasileiras são as mais convencidas do poder dos cabelos: 95% acreditam que eles são parte fundamental da aparência de uma pessoa
:: 33% das mulheres pesquisadas acreditam ser fácil conseguir o visual pretendido

Entrevista: Andrew Barton

Para ele, os cabelos dão pistas da personalidade da mulher. Antes de cortar uma cabeleira, o cabeleireiro inglês Andrew Barton procura saber qual mensagem a cliente deseja passar com o corte ou a tonalidade dos fios. Considerado um dos mais influentes profissionais do Reino Unido, Andrew é um dos especialistas do programa 10 Years Younger, que muda a aparência das pessoas. Em visita ao Brasil, Andrew falou sobre a importância do cuidado com os fios.

Por que as mulheres são tão apegadas ao cabelo?
Andrew Barton –
Não podemos esquecer que o cabelo é um item do vestuário que você nunca joga fora. Todos os dias você tem que encarar seu cabelo, por isso tem que estar bem com ele.

Muitas mulheres acham que podem mudar radicalmente depois de uma ida ao cabeleireiro…
Barton – Quando uma mulher senta em minha cadeira, preciso descobrir qual a sua personalidade. Existem mulheres que gostam de sussurrar, algumas falam e outras gritam seu estilo. O cabelo precisa ser olhado como um todo, o cabeleireiro precisa enxergar o visual inteiro da mulher. O corte muda o rosto e a forma do corpo. A pessoa poder parecer mais alta, mais jovem e até mais magra, se cortar o cabelo no estilo correto.

Há uma tendência para o corte dos cabelos?
Barton – A moda trouxe hoje mais naturalidade aos fios. Se quiser ser mais natural e usar o cabelo que traz desde que nasceu, há produtos que podem melhorar o que você já tem. Não existe mulher feia, existe mulher preguiçosa.

Leia mais
Comente

Hot no Donna