Restaurantes criam sushis na hora de acordo com o gosto do cliente

New sushi é produzido a partir da inspiração do chef

New sushi é uma nova tendência da gastronomia japonesa no país
New sushi é uma nova tendência da gastronomia japonesa no país Foto: Stock.Xchng

O brasileiro, em geral, está aberto à inovação. Por aqui, os restaurantes apontam como campeões de vendas os sushis menos tradicionais. O cream cheese, ingrediente do bombástico sushi filadélfia, passa longe da despensa japonesa – é inegável que arroz com peixe cru e requeijão é uma mistura improvável, mas que deu muito certo comercialmente. O sushi empanado também é famoso por aqui, assim como os que levam frutas, pimenta, legumes diversos, casquinhas, gergelim, entre outras iguarias.

Mesmo que esses filhos bastardos sejam fruto de uma corrente tecnicamente moderna, no Brasil, todas essas peças já beiram a tradição, tamanha a popularidade alcançada desde o fim dos anos 1990. O chef Alan Kumamoto diz que a experiência da nova gastronomia japonesa é simples. Une-se a tradição à criatividade.

– O soho maki, por exemplo, é o salmão recheado e depois maçaricado. Ganha uma textura nova e acaba despertando a curiosidade das pessoas.

Outra moda recém-lançada é o chamado new sushi.

– O sushiman cria os sushis na hora, da maneira que quiser – resume o chef.
Usa-se o ingrediente que vier à cabeça. Aí é provar e, com sorte, aprovar.

– Essa nova onda é também necessária para que a gastronomia japonesa se firme no paladar ocidental. Em especial no paladar brasileiro, que gosta de texturas, sabores fortes – explica Alan.

O resultado é uma espécie de gastronomia fusion, na qual o Japão dança o nosso samba, com a maior intimidade.

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