Ronco e disfunção erétil podem estar relacionados

Especialista em Odontologia do Sono explica essa relação e o tratamento do ronco

Tino empresarial de Barbe-Nicole Clicquot ajudou a transformar as borbulhas do espumante em símbolo de luxo
Tino empresarial de Barbe-Nicole Clicquot ajudou a transformar as borbulhas do espumante em símbolo de luxo Foto: Divulgação

A maioria dos homens, em algum momento de suas vidas, vivencia episódios de disfunção erétil. Dentre as causas estão desde traumas, má alimentação, abuso de álcool, até cansaço. E é nessa última opção que entram as noites mal dormidas decorrentes de distúrbios do sono.

? Ronco, apneia do sono, bruxismo e dores de cabeça por compressão da arcada dentária, são doenças crônicas que, se tratadas, proporcionam um descanso de qualidade, e consequentemente, reduzem ou até resolvem problemas de disfunção erétil ? explica o dentista, especialista em odontologia do sono, Eduardo Rollo Duarte.

Ao procurar um urologista com a reclamação de problemas com ereção, muitos homens mencionam a sensação de sonolência diurna.

? É justamente uma das evidências que mostram se tratar de um paciente roncador ou com apneia do sono ? diz Duarte.

? Muitos urologistas já têm encaminhado pacientes para tratamentos desses de ronco e apneia com o dentista do sono, para que esses homens passem a dormir bem, reduzindo ou até eliminando casos de disfunção erétil ? completa o especialista.

Muitas pessoas acreditam no mito de que o ronco é sinal de um sono profundo, mas é exatamente o contrário. Roncar faz barulho e denota dificuldade de entrada do ar, o que não produz um sono de qualidade.

? O indivíduo não percebe, mas passa a noite toda em estado de semirelaxamento, e no dia seguinte, não se sentirá disposto como deveria.

Quem não busca tratamento ou os cuidados necessários para solucionar esse distúrbio terá por toda a vida falta de energia e sonolência, o que pode gerar problemas com a ereção, advindos do cansaço extremo.

? Os cônjuges, nesses casos, sofrem duplamente: com o barulho do ronco a noite inteira, e com baixa qualidade do relacionamento sexual ? diz o dentista.

O Tratamento

Por incrível que possa parecer, próteses ou aparelhos nos dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, são métodos altamente eficazes para eliminar o problema.

? Primeiramente, peço um estudo detalhado que pode ser feito em clínicas de exame do sono, cujo responsável é um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apneia ou o bruxismo.

O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula – a ATM.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna