Sabonetes faciais são um cuidado a mais para a higienização e a beleza da pele do rosto

Delicada pele feminina deve ser higienizada corretamente todos os dias

Pele acumula sujeira e células mortas que devem ser removidas
Pele acumula sujeira e células mortas que devem ser removidas Foto: Divulgação

Cremes, máscaras de tratamento intensivo e maquiagem são itens corriqueiros na nécessaire da mulher que se cuida. Entretanto, antes de hidratar, tratar ou enfeitar, é preciso observar um cuidado básico e, por isso mesmo, frequentemente negligenciado: um sabonete facial para cada tipo de pele.

Mais delicada que a de outras partes do corpo, a pele do rosto precisa de cuidados especiais. Antes de pensar em aplicar qualquer produto ? hidratante, maquiagem ou protetor solar ?, é importante preparar a epiderme para que ela não perca o viço.

? Durante o dia, a pele acumula sujeira e células mortas, que devem ser removidas ? explica o dermatologista Gilvan Alves.

O acúmulo desses resíduos e o excesso de secreção sebácea são os responsáveis pelos indesejáveis cravos. Para se ver livre deles, nada melhor que uma lavagem completa. Mas qual a diferença entre um sabonete facial e a versão tradicional, feita para ser usada em qualquer parte do corpo?

? Com menos substâncias que podem causar irritação nos olhos, os sabonetes para o rosto não são tão cáusticos ? ensina Alves.

Alguns ainda ajudam a resolver problemas típicos de certas faixas etárias. Para os mais jovens, que tendem a ter a epiderme mais oleosa, sabonetes com um grande poder de remoção de gordura previnem e tratam acne e cravos. Acima dos 60 anos, a pele fica mais seca: é chegada a hora de investir em sabonetes com creme hidratante na fórmula.

Segundo a esteticista Maria Nelina Medeiros, uma trouxinha de algodão e gaze também pode ser uma aliada para manter a pele limpa.

? Higienizar o rosto com sabonete facial e usar as loções tônicas para umedecer o algodão é o mais recomendado ? completa.

A técnica evita eventuais alergias e resseca menos a região do que lenços umedecidos, por exemplo.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna