Sabores de verão: Prepare receitas leves e energéticas para a estação

Chef Heloisa Bacellar dá cinco sugestões de pratos fáceis de fazer

O nome que parece delicado para um bebê pode ser constrangedor no futuro
O nome que parece delicado para um bebê pode ser constrangedor no futuro Foto: Reprodução

Compartilhar

Verão combina com alimentação leve e energética. As receitas a seguir, da chef Heloisa Bacellar, são para deixar a estação quente ainda mais saborosa.

PERA DOURADA

Ingredientes

– 8 peras doces e firmes

– 1/4 de xícara de mel

– 1 colher (sopa) de essência de baunilha

– 1/2 colher (chá) de canela em pó

– suco de 1 limão

– azeite de oliva

Preparo

1. Aqueça o forno a 200ºC, separe um refratário médio e que possa ir à mesa, unte com azeite e reserve.

2. Descasque, corte as peras em quatro descartando cabinhos e sementes e coloque no refratário.

3. Numa tigelinha, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão e duas colheres de sopa de azeite e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente besuntados com a mistura. Leve a pera ao forno por 30min, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Sirva com sorvete.

Rendimento: 8 porções

PAPARDELLE DE LEGUMES

Ingredientes

– 2 cenouras grandes

– 2 chuchus

– 4 abobrinhas italianas médias

– 200g de abóbora sem casca e sem sementes

– gotas de vinagre de vinho branco ou balsâmico

– azeite de oliva

Preparo

1. Descasque a cenoura, o chuchu, a abobrinha e a abóbora, descarte o miolo do chuchu e com um fatiador de legumes, corte todos eles em tiras finas e largas.

2. Leve uma panela grande ao fogo com bastante água para ferver com uma colher (sopa) de sal e prepare uma tigela com água e cubos de gelo. Aos poucos e preparando um legume por vez, mergulhe fitas na água fervente e mantenha no fogo até que estejam cozidos, mas ainda bem firmes (uns 4min para a cenoura, 2 min para o chuchu, a abobrinha e a abóbora). Depois escorra e transfira imediatamente para a tigela com água gelada (assim, o cozimento é interrompido e as fitas ficam firmes).

3. Escorra novamente, seque as fitas com um pano limpo, coloque na travessa de servir, regue com azeite e com gotas de vinagre e sirva.

Rendimento: 8 porções

TORTA RÚSTICA DE LIMÃO

Ingredientes

– 10 ovos

– 2 xícaras de açúcar

– 1 xícara de farinha de rosca caseira e bem grossa

– 1 1/3 xícaras de castanha-do-pará moídas

– 3 colheres (sopa) de raspas de limão

– 1/2 xícara de suco de limão

– 1/2 colher (chá) de cremor de tártaro

– 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

– 1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol

– manteiga para untar

Preparo

1. Aqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga uma forma grande de fundo removível (25cm), forre o fundo com papel manteiga e unte também com manteiga.

2. Bata as gemas com metade do açúcar até ficarem bem fofas. Em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore a farinha de rosca, o azeite, as castanhas, as raspas e o suco do limão, reserve.

3. Com a batedeira, bata as claras até ficarem brancas. Junte aos poucos o açúcar restante e o cremor de tártaro e continue batendo até que estejam em neve e formando picos bem firmes. Com uma espátula e muito cuidado, incorpore as claras à mistura de gemas, despeje na forma e alise a superfície. Asse por uns 40 minutos, até que a torta esteja bem dourada, se soltando das bordas e, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.

4. Deixe esfriar, desenforme, descarte o papel e passe para um prato raso. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva com sorvete.

Rendimento: 8 porções

FILEZINHOS COM SALSA

Ingredientes

– 1kg de filé mignon em tiras finas e pequenas

– 1 manga madura descascada e cortada em cubos médios

– 3 pepinos japoneses sem casca e sementes em pedaços médios

– suco de 2 limões

– 1 cebola pequena em cubos

– 1/2 xícara de azeite de oliva

– 1/4 de xícara de folhas de hortelã

– 1/4 de xícara de cebolinha

– 1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha

– sal

Preparo

1. Bata no liquidificador a manga, o pepino, o suco de limão, a cebola, o azeite, a hortelã, a cebolinha, o molho de pimenta e sal até obter um creme grosso e não totalmente liso. Acerte o sal, coloque numa tigela, cubra com filme plástico e guarde na geladeira por até 2 horas (depois disso, o sabor do pepino começa a mudar).

2. No máximo 10min antes de servir, aqueça uma frigideira grande, regue o fundo com um fio de azeite e junte 1/3 das tirinhas de carne. Deixe dourar de um lado, polvilhe com sal, mexa para dourar do outro lado, transfira para uma travessa e faça o mesmo com as tirinhas restantes, em duas etapas.

3. Sirva os filezinhos com palitos e o molho de salsa ao lado.

Rendimento: 8 porções

LASANHA DE VERÃO

Ingredientes

– 500g de massa para lasanha

– 4 xícaras de floretes de brócolis

– 2 colheres (sopa) de pinoli

– 2 xícaras de miolo de pão italiano grosseiramente esfarelado

– 1 xícara de salsinha picada

– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

– 2 dentes de alho picados

– 8 filés de anchova em conserva bem picados

– 10 tomates bem vermelhos, sem sementes, em cubos

– 2 colheres (sopa) de uva passa escura

– 1/2 colher (chá) de pimenta-vermelha seca ou a gosto

– azeite de oliva

– sal e sementes de erva-doce

Preparo

1. Cozinhe a massa para lasanha em 4 litros de água fervente e salgada, escorra e estenda sobre um pano limpo.

2. Aqueça mais 2 litros de água, espere ferver, junte 1 colher de sopa de sal e os brócolis e mantenha em fogo alto por 5min, até que os talos grossos estejam cozidos, mas ainda resistentes à mordida e bem verdes. Depois escorra, mergulhe numa tigela de água com gelo para resfriar e escorra de novo.

3. Enquanto isso, doure ligeiramente os pinoli numa frigideira grande e seca e reserve. Aqueça um fio de azeite na mesma frigideira, junte o pão e mantenha em fogo alto até ficar bem dourado e crocante, então adicione a salsinha, o parmesão e os pinoli e passe para uma tigela.

4. Na mesma frigideira, aqueça mais um pouco de azeite, junte o alho, espere perfumar, adicione as anchovas e misture até obter uma pasta. Acrescente os brócolis e uma pitada de sal, deixe no fogo até que os talos estejam bem macios, depois junte o tomate, a uva passa, a pimenta e um pouquinho de erva-doce e acerte o sal.

5. Monte a lasanha enquanto o forno aquece a 200ºC. Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário médio e siga alternando camadas de massa, do refogadinho de brócolis e da farofa de pão, terminando com pão. Leve ao forno por 25min para aquecer e dourar (se quiser, monte na véspera e guarde na geladeira sem assar).

Rendimento: 8 porções

Leia mais
Comente

Hot no Donna