Saias longas e mídi são tendência no outono-inverno 2011

Combiná-las a outras peças que estão em alta modernizam o look

Confira o que está em alta e monte o seu look valorizando a saia
Confira o que está em alta e monte o seu look valorizando a saia Foto: Divulgação

Depois de um inverno de minissaias, a roupa mais feminina do vestuário ganha comprimentos maiores nesta temporada fria de 2011. As saias longas (também chamadas máxi ou máximas) voltam as ser tendência, assim como a midissaia ou simplesmente mídi, aquela que não é tão comprida, mas passa do joelho.

As saias longas lembram os estilos hippie e boho chic, entretanto, é possível montar um look livre destes estereótipos, escolhendo por exemplo uma saia sem estampa. A parte de cima e os acessórios fazem toda a diferença. O mesmo vale para as saias mídi, que trazem um perfil mais “senhora”. A solução é combiná-las com outras tendências, para compor um visual atualizado. Confira:

 assunto 
Se a ideia é incorporar o estilo hippie ou boho chic, pode-se apostar nas saias longas estampadas e esvoaçantes. Da esquerda para direita: Espaço Fashion, Farm e Le Lis Blanc

 assunto 
Preto total, em dois tecidos diferentes da saia mídi plissada, por Cori


Saiba o que combina melhor com o seu corpo

O comprimento correto da saia longa é na altura do tornozelo ou um pouco abaixo, já a mídi fica em um palmo acima do osso do tornozelo ou bem no meio das canelas.

— Em geral saias máxi alongam a silhueta da mulher — aponta a produtora de moda Aline Montes.

Segundo ela, este modelo favorece, inclusive as baixinhas, se usada com cintura alta e acessórios corretos. Já as no comprimento mídi são um pouco mais complicadas, tendendo a achatar a silhueta, melhor usá-las sempre com salto e no modelo cintura alta.

As apostas da produtora de moda para qualquer um dos comprimentos são as saias plissadas.

— Os estilistas estão dando preferência para tecidos mais leves na saia, fazendo um contraponto com a proposta de usar um tricô pesado em cima. Pode jogar um cinto ou deixar ele amplo mesmo — lembra Aline.

— Como a saia plissada vem leve e esvoaçante, o pesado em cima dá uma quebrada na leveza — complementa, ressaltando que a mistura de texturas está em alta.

 assunto 
Veja à esquerda em look da Alphorria como a saia plissada somada a um top festivo vai muito bem à eventos noturnos. O mesmo estilo de saia pode ser usado de dia como na saia ameixa mais blusão amplo Tracy Reese ao centro. Repare na saia laranja, também de Tracy Reese como a cintura mais alta alonga a silhueta

 assunto 
No desfile de Tracy Reese, ideias de como usar a saia mídi plissada

Outra sugestão para um efeito similar é investir em um sapato não muito delicado, como o coturno ou outros modelos carregados de cadarços, fivelas e fechos. A maior vantagem de ter uma saia longa plissada em tecido leve é poder vesti-la também em eventos noturnos, acompanhadas de um top chique, joias e salto alto.

 assunto 
Tecido leve da saia contrasta com o sapato abotinado no look da Espaço Fashion e, no visual da Farm, jaqueta perfecto deixa o visual mais atualizado

A mistura de texturas é tendência confirmada nas passarelas, e vale para combinações além das saias, como paetê e moleton no melhor estilo hi-lo (high= alto, low=baixo, uma mistura de tecidos de alta costura, caros, com os de preços mais baixos).

Na parte de cima

Para as magrinhas, usar uma blusa solta e larga por cima da saia é um formato que está super em alta. Inclusive camisas vão muito bem, principalmente quando não no formato tradicional, mais parecidas com batas. Já as gordinhas devem evitar este estilo caso a saia seja ampla e apostar nas blusas um pouco mais ajustadas, acomodadas dentro da saia de cintura mais alta, podendo finalizar o visual com um cinto fininho e uma bolsa de média a pequena. Entretanto, se o modelo da saia for mais ajustado ao corpo, vale usar um pouco de volume na parte de cima.

— Se usa volume em cima, não usa embaixo, e vice-versa — aponta Aline.

 assunto 
Look monocromático dá a impressão de alongar e assim emagrecer a silhueta. Ambos da Farms


 assunto 
Blusas largas e batas podem ser combinadas com as saias longas. À esquerda, Bo.Bô. Os dois looks à direita são Le Lis Blanc.

Para esquentar, o que se tem visto nas passarelas e lookbooks de diversas grifes são casacos de todos os comprimentos para combinar com saias longas ou mídis. Segundo a stylist, o casaco 7/8 é chiquérrimo, uma ótima aposta. Para ela não há um casaco ideal para usar com as saias.

Uma ideia para dias mornos é lançar mão de um cardigã leve ou um suéter. Em dias de frio a jaqueta de couro no modelo perfecto pode ser uma bela composição, o cachecol no pescoço ajuda a esquentar. Além de serem bem quentinhos, os coletes de pele (fake ou não) estão em alta. Paletó no estilo boyfriend vai muito bem.

 assunto 
Calça e casacos sequinhos formam boa composição, look da Bo.Bô

Acessórios

Os acessórios ajudam a modernizar os looks e a disfarçar efeitos que desvalorizam a silhueta. A mídi, principalmente para as mulheres mais baixas, dá impressão de achatar o corpo, por isso prefira saltos para anular este efeito.  Plataformas, anabelas ou wedges são boa pedida. Também o modelo oxford com salto que está na moda.

Outra solução que ajuda a dar impressão de uma silhueta alongada e mais esbelta é escolher bolsas menores, com alças curtas. Prefira brincos e colares menores. E opte sempre pela saia de cintura bem alta.

Aline Montes dá sugestões de sapatos para combinar melhor:

— Para os dois comprimentos gosto bastante com scarpan, ankle boot e sandálias com meia-calça. Bota de cano longo quando mídi e para as máximas com cano mais curto.
 assunto 
A esquerda, saia mídi plissada Cori e à direita, saia e vestido mídi da Tracy Reese. Perceba que as três estão combinadas com botas de cano longo

Cores e estampas

As saias lisas de uma cor só são mais versáteis e fáceis de serem combinadas. Também cansam menos, podendo ser usadas com maior frequência. Além do preto básico, vale investir nas cores da moda, caso elas valorizem seu tom de pele. Sobre o camelo (cor de caramelo, entre o nude e o marrom) não se discute, é o tom da estação. Aline indica outra cor que também está em alta:

— O tom ameixa! Se não for usá-lo na saia, ele fica lindo em qualquer acessório, como várias marcas de sapato têm mostrado.

 assunto 
Vestidos de Reinaldo Lourenço para ocasiões especiais

 assunto 
Elegância mesmo com estampa de bocas, por Reinaldo Lourenço


 assunto 
O look da passarela deve ser adaptado para o dia a dia com uma blusa por baixo. Ambos são de Reinaldo Lourenço

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna