Saiba como manter o corpo e o coração saudáveis nas ceias de final de ano

Cardiologista e nutrólogo traz dicas de como preparar ceias saudáveis e nutritivas

Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples, de alimentação e de comportamento que podem fazer toda a diferença
Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples, de alimentação e de comportamento que podem fazer toda a diferença Foto: Tatiana Cavagnolli

Muitos alimentos calóricos fazem parte das ceias de Natal e Ano-Novo. São bebidas alcoólicas, doces, pães, carnes e guloseimas. Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples, de alimentação e de comportamento que podem fazer toda a diferença, tornando as comemorações mais criativas e saudáveis.

Para o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração em São Paulo (HCor), Daniel Magnoni, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que não se torne prejudicial à saúde.

? O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão desmedida de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável ? esclarece.

Confira abaixo algumas dicas trazidas pelo médico para as ceias de fim de ano:

:: Coma e prove o que sentir vontade, porém tome cuidado com os excessos;

:: Beba bastante líquidos, como água e chás. Lembre-se que os sucos também possuem calorias;

:: Cuidado com o excesso de álcool. Conheça os seus limites;

:: Evite sal e cuidado com os aperitivos;

:: A gordura saturada e a gordura animal devem ser evitadas;

:: Azeite de oliva é bom, porém em excesso engorda;

:: Evite pratos com molhos e cremes, pois eles podem estar contaminados devido exposição da temperatura ambiente, que pode causar distúrbios intestinais;

:: Cuidado com os energéticos, eles podem alterar o ritmo cardíaco;

:: Ao final da festa abuse de frutas, que hidratam e melhoram a digestão.

ANTES DA CEIA

:: Faça pequenas e leves refeições durante o dia. Evite deixar de se alimentar, pois a ausência de líquidos e alimentos pode provocar fraquezas, tonturas e mal-estar;

:: Beba bastante líquido durante o dia;

:: Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia;

:: Prepare-se com antecedência. Procure diminuir a ingestão de açúcar e adote uma
alimentação light duas semanas antes das festas. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães.

NA CEIA

:: Procure preencher o prato com um tipo de carne branca, metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. De sobremesa, escolha apenas um tipo. Opte por frutas que auxiliam na digestão, como é o caso do abacaxi.

:: Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, de preferência para as assadas e grelhadas. Se possível retire a pele, pois ela é rica em gorduras e calorias;

:: Evite os molhos à base de maionese, prefira os feitos com iogurte;

:: Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Alimentos orgânicos

Saborosos, nutritivos e saudáveis por não conterem agrotóxicos

Saladas cruas

Ricas em nutrientes, possuem um bom teor de fibras, que atuam como uma “esponja” na absorção de gorduras

Hortaliças e frutas

Baixo valor calórico, pois contêm substâncias que protegem o organismo de doenças crônico-degenerativas, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e doenças cardiovasculares

Frutas secas (uva passa, ameixa, damasco, tâmara) e Frutas oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, avelãs, amêndoas)

São excelentes opções, desde que consumidas com moderação. Além de saborosas, as oleaginosas são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL)

CONSUMO DE BEBIDAS

:: Prefira ingerir sucos e água;

:: Seja moderado nas bebidas alcoólicas. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champanhe ou de vinho;

:: Opte por suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico (até dois cálices) ou vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados e muita água.

EVITE

:: Alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, e queijos como gorgonzola, provolone, cheddar, carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves, carne vermelha com gordura etc.), massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite e chantilly; que influenciam no surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;

:: Nas sobremesas, evite os excessos de rabanada, tortas e doces refinados, com coberturas e recheios gordurosos.

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