Saiba como não cometer gafes no amigo-secreto da empresa

Veja sugestões de presentes seguros para homens e mulheres

Especialista aconselha que é ideal evitar presentes extremamente pessoais ou impessoais
Especialista aconselha que é ideal evitar presentes extremamente pessoais ou impessoais Foto: Stock Photos

A chegada de fim de ano vem acompanhada de comemorações na empresa e trocas de presentes no tradicional amigo secreto. Desde novembro já se veem pessoas atrás de um presente para o amigo oculto nas lojas de todo o Brasil. Para o comércio também é benéfico, pois lojas especializadas em lembranças para o Natal registram aumento de 30% a 50% de vendas para este público.

O especialista em carreiras e diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg, diz que é preciso ter cuidado com o presente e alerta para essa data do calendário corporativo:

? Há algumas opções que podem ser prejudiciais para a imagem do profissional perante a equipe e seus superiores.

Além disso, o especialista aconselha que é ideal evitar presentes extremamente pessoais ou impessoais.

? Busque o equilíbrio, sempre. E lembre-se também de nunca dar presentes que podem constranger os colegas como itens de higiene ou livros de dietas para pessoas acima do peso, por exemplo ? diz.

Caso tenha tirado o chefe, Grinberg sugere que não se dê presentes muito caros, pois pode parecer um ‘puxa-saco’.

SE VOCÊ TIROU MULHER…
 
Procure evitar:

Lingeries ou peças íntimas: nunca as tenha como opção, pode pegar mal e até fazer com que a pessoa pense que está interessado nela.

Perfume: é muito difícil acertar o perfume que elas mais gostam, é uma opção muito pessoal.

Roupa: apenas dê peças de vestuário se conhecer muito bem a pessoa e o estilo dela. Além disso, é melhor evitar constrangimentos de dar roupas pequenas ou grandes demais.

Biquínis ou saídas de praia: mesmo com a chegada do verão, essas peças como não combinam com o ambiente corporativo.

Uma boa ideia:

Itens de decoração: se for uma pessoa casada, por exemplo, um utensílio doméstico para o casal ou item de decoração é uma boa pedida.

CDs ou DVDs de shows: procure conhecer o gosto musical da pessoa e presenteie com um produto musical.

Livros: são uma ótima escolha! Se conhecer o perfil ou alguma das preferências de assunto do colega, melhor ainda, caso contrário, busque um assunto mais geral e que esteja na lista dos mais vendidos.

Acessórios: echarpe, lenços e brincos são uma boa escolha de presente, separadamente ou em Kit montado por você mesmo. Mas lembre-se de comprar o que a pessoa vai gostar, não o que você preferir.

SE VOCÊ TIROU HOMEM…
 
Procure evitar

Roupas íntimas: aqui também vale para os homens. Nunca os presenteie com cuecas ou sungas, pode parece que você tem segundas intenções.

Itens de higiene pessoal ou beleza: alguns homens não dão importância para o assunto e pode ser algo constrangedor caso opte por um kit de barbear, por exemplo, o que pode gerar a imagem de que ele tem má aparência.

Livros polêmicos: para os dois gêneros essa não é uma boa alternativa. Procure evitar desentendimentos e situações embaraçosas.

Vale-compras: Ao contrário de outros tópicos, que apresentam escolhas muito pessoais, aqui a impessoalidade predomina, evite essa opção.

Uma boa ideia:

Roupas: uma camiseta básica seria indicado. Procure evitar algo com estilo muito marcante caso não conheça bem a preferência da pessoa.

Kits interessantes: ulgumas lojas especializadas comercializam kits diferentes e úteis. Cesta de vinhos, facas para churrasco ou utensílios de bar são apenas algumas das opções. Fica a dica para quem conhece os hobbies pessoais do colega.

Vinho: é uma boa opção desde que seu amigo aprecie. Nesse caso, tente descobrir qual tipo ele mais gosta, pois é fácil errar com tantas opções no mercado. 

Presente do time de futebol: uma boa opção para os fanáticos pelo esporte. Procure algo útil e interessante com o logotipo do time, como uma camiseta oficial ou uma caneca personalizada.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna