Saiba como transformar em hábitos saudáveis os lanchinhos do trabalho

Apostar em produtos que aumentem sua energia e disposição é um dos segredos para garantir bem-estar e rendimento

Sucos e sanduíches naturais devem estar presentes no seu lanche
Sucos e sanduíches naturais devem estar presentes no seu lanche Foto: Claudio Vaz

Os lanchinhos no meio da tarde, ou entre o café da manhã e o almoço são inevitáveis e até recomendados por nutricionistas. O problema é o que se come nesses intervalos. Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, é possível tornar esse hábito em algo muito saudável.

? O ideal é dividir a alimentação em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches intermediários, tudo em pequenas porções de cada vez ? orienta a nutricionista.

Assim como é importante manter o sistema digestivo trabalhando, é prejudicial ficar longas horas sem comer. Fernanda também não recomenda dietas milagrosas, de curto prazo ou baseadas em apenas um nutriente. É possível manter a forma e o corpo saudável fazendo opções corretas na hora de comer.

Confira algumas sugestões da nutricionista para os lanchinhos

:: Deixe na gaveta do escritório ou leve sempre na bolsa barrinhas de cereais ou biscoitos tipo cream cracker, água e sal ou cookies. São opções saudáveis para a hora da fome, especialmente se você puder combiná-los com uma fruta ou com iogurte.

:: Se você tiver de escolher um sanduíche, evite os “fast-food”. Prefira os naturais com recheio de frango, atum ou peito de peru, cenoura e alface no pão de forma ou integral. Eles são mais nutritivos e normalmente contêm um teor consideravelmente menor de gordura.

:: Procure ingerir bastante líquidos, preferencialmente água, para manter o organismo hidratado.

:: Os sucos de caixinha são opções fáceis e simples para o dia a dia. Ainda podemos explorar a água de coco em embalagem tetrapack. A ingestão de líquidos diária aumenta a quantidade de água que nosso corpo precisa para manter saudável todas as funções fisiológicas. Beber água é difícil, mas a desidratação pode estar relacionada ao cansaço e má desempenho no trabalho.

:: Restrinja a quantidade de café por dia para cerca de três ou quatro xícaras pequenas.
:: Dê uma pausa nas atividades na hora de comer. Mesmo no local de trabalho, pare tudo o que estiver fazendo e dispense alguns minutos para a refeição.

:: As fibras devem fazer parte da alimentação diária para ajudar no bom funcionamento do organismo. Embale um pouco de cereal (verifique o teor de fibras na hora de comprar) e misture com iogurte na hora do lanche. Se possível, complemente com uma fruta.

:: As frutas são uma ótima escolha para lanches, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Escolha frutas práticas de serem consumidas, como bananas, maçãs, pêras e tangerinas. Elas são mais resistentes e aguentam bastante tempo fora da geladeira.

:: Frutas secas: São práticas, têm uma validade maior do que as frutas frescas e são boas opções para manter o pique durante o trabalho. Elas fornecem mais energia do que as frutas frescas. Compre e deixe sempre em mãos, na gaveta, na pasta do trabalho ou na sua bolsa.

:: Com tanta variedade de iogurtes é impossível você não encontrar algum que combine com o seu dia a dia. Light, com frutas, cereais, mel, suco de frutas, etc. Escolha um e consuma como preferir.

:: Se você tiver mais tempo, pode optar por vitaminas de frutas, sanduíches naturais, saladas, etc. A quantidade de tudo isso dependerá das suas necessidades energéticas.
:: Achocolatados light, queijo (tipo Polenguinho) com fibras e cálcio e leite fermentado podem ser levados na bolsa.

:: Chocolate: prefira aqueles vendidos em porções pequenas.

:: Biscoitos e pães: procure os orgânicos e integrais, com aveia ou quinoa. Outras boas pedidas são as torradas integrais, bolinhos e os pães integrais.

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