Saiba como transformar o inverno em uma estação mais saborosa e menos calórica

Confira uma receita de sopa de legumes do Vigilantes do Peso

Aposte nos caldos quentinho, uma boa forma de consumir legumes e ingerir poucas calorias
Aposte nos caldos quentinho, uma boa forma de consumir legumes e ingerir poucas calorias Foto: Divulgação

Chegou a hora de hibernar. Os dias ficaram mais curtos e as temperaturas mais baixas. A vontade é de ficar em casa debaixo das cobertas comendo e assistindo filme. Para curtir os dias gelados sem brigar com a balança a dica é dar um chega para lá na preguiça e ir para o fogão. 

Aposte nos caldos quentinho, uma boa forma de consumir legumes e ingerir poucas calorias. Ter sopa pronta na geladeira também é uma boa maneira de evitar a tentação do delivery depois de um dia cansativo.

? No processo digestivo, se estiveram presentes alimentos ricos em fibras e os que são fontes de carboidratos, as fibras diminuem a absorção do carboidrato. Além de saciar a fome por muito mais tempo, colaboram com a redução da demanda de insulina necessária para a queima do carboidrato ?  explica a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida.

Inverta os papeis

Quando pensar em uma deliciosa massa, inverta a imagem para legumes com massa. Por exemplo: experimente abobrinha verde com rigatoni, espinafre com espaguete, rúcula e tomate seco com penne.

Outras ideias saborosas para combinar fibras e carboidratos são: sopa de inhame com couve, polenta com bertalha, fava com abóbora, acelga com arroz integral, sopa de beterraba com gomos de laranja, sopa de cenoura com agrião, pizza com recheio de mozarela, tomate, palmito e rúcula e pão integral com recheio de papaia grelhado.

::Sopão de Inverno

Ingredientes:

? 4 c.c. de azeite

? 2 dentes de alho amassados

? 1 cebola média picada

? 1 pimentão verde pequeno picado sem semente

? 1 xíc. de abobrinha verde fatiada em meia lua

? 1/2 xíc. de champignon fatiados

? 1 xíc. de vagem cortada fina

? 1/2 xíc. de aipo picado

? 1/2 xíc. de nabo picado

? 1 sachê de caldo de galinha em pó 0% de Gordura

? 2 1/2 xíc. água fervente

? 1 xíc. de purê de tomate

? 2 c.c. de molho inglês

? 1/2 c.c. de tomilho

? 1-2 pitadas de molho de pimenta (opcional)

? 4 C.S. de salsa fresca picada

? 4 c.c. de queijo parmesão ralado

Mode de fazer:

1. Numa panela funda cozinhe em fogo médio o azeite com o alho e a cebola até dourar levemente. Adicione os 6 ingredientes seguintes. Junte o caldo dissolvido na água, o purê, o molho inglês, o tomilho e a pimenta se usar. Deixe levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por 15-20 minutos até os legumes ficarem levemente macios. Mexa de vez em quando. Na hora de servir, divida em tigelas e polvilhe com a salsa e o queijo divididos.

Informações nutricionais

Porção: 176 calorias, 7 g de proteína, 25 g de carboidrato, 6 g de gordura, 9 g de fibra

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