Saiba o que pode estar causando o aumento da queda de cabelo

Queda pode tanto denunciar alguma doença quanto ser apenas passageira

Cerca de 100 fios de cabelos são perdidos todos os dias em atos rotineiros como escovar os cabelos e tomar banho
Cerca de 100 fios de cabelos são perdidos todos os dias em atos rotineiros como escovar os cabelos e tomar banho Foto: Adriana Franciosi

A queda de cabelo em pessoas jovens não é comum. Porém, o fato pode tanto denunciar a presença de alguma doença quanto representar apenas uma perda de fios sazonal e passageira.

De acordo com o chefe do setor de Dermatologia do Hospital São Lucas Luís Carlos E. de Campos, as causas podem ser diversas. Quando há ocorrência de uma perda significativa dos fios, é necessário a realização de avaliações e exames para identificar o motivo.

Distúrbios hormonais, deficiência de ferro e estresse podem causar queda de cabelo. Da mesma forma, doenças como sífilis secundária, lúpus eritematoso e foliculite podem prejudicar o couro cabeludo, intensificando a perda dos fios.

O especialista explica porém que a queda de cabelo é um processo natural.

? A primeira etapa deste processo é a de crescimento, que demora um período mais longo, depois disso o fio para de crescer. A última fase é a de troca dos fios, por isso a queda ? explica o médico.

Segundo ele, cerca de 100 fios de cabelos são perdidos todos os dias em atos rotineiros como escovar os cabelos e tomar banho. Se o volume de fios começa a aumentar de forma exagerada é preciso investigar as causas.

Confira algumas causas

:: Sazonal: Algumas épocas podem acelerar a queda de cabelo, como as mudanças de estação.

:: Estresse: Causa comum, benigna e transitória de perder cabelos

:: Medicamentos: Alguns medicamentos podem estar causando a queda exagerada de fios.

:: Anormalidade endócrina: Anormalidades endócrinas, ovários policisticos e hipotireoidismo.

:: Deficiência de ferro: Relacionada a níveis baixo de ferro.

:: Androgenética em mulheres: Ocorre geralmente na pós menopausa devido a disfunção hormonal

:: Doenças: sífilis secundária, alopécia areata, alopécia total (alopécias podem ser trasitórias ou definitivas), lúpus eritematoso, foliculite e liquen plano.

Esta matéria foi elaborada a partir da sugestão da leitora Maria da Graça D’Ávila, do Distrito Federal. Mande também a a sua sugestão de pauta para o Bem-Estar.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna