Saiba por que as peras são uma ótima opção para quem quer fortalecer o sistema imunológico

Veja dicas de como tornar a fruta um harmonizador de queijos e vinhos

A fruta, por ser rica em fibra e água, ajuda ainda a regularizar o funcionamento do intestino
A fruta, por ser rica em fibra e água, ajuda ainda a regularizar o funcionamento do intestino Foto: USA Pears, Divulgação

No Brasil, em quaisquer mercados, elas estão sempre lá, disponíveis em abundância. Nutritivas e baratas, as peras estão entre as frutas mais comuns na dieta do brasileiro. Segundo a nutricionista Julia Dubin Melnick, especialista do Consultório Bem-estar, por ser uma fruta de cor branca, ela é rica no complexo B, o que permite ao organismo queimar carboidratos e transformá-lo em energia.

? A pera atua no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo o excesso de colesterol, de glicerídeos e de glicose ? explica.

Julia destaca ainda que a fruta auxilia no funcionamento do intestino.

? Ela é rica em água e fibras solúveis e insolúveis. São todos os ingredientes que precisamos para regularizar o funcionamento do intestino ? revela, explicando que outra propriedade de alimentos com essa composição é trazer uma maior saciedade.

Tem alguma dúvida sobre alimentação? Mande sua pergunta para o Consultório Bem-estar e ela será respondida por Julia.

? Quem come uma pera fica mais saciado do que quem come duas fatias de abacaxi, por exemplo. Além disso, a fruta nos ajuda a atingir aquela meta diária de consumo de dois litros de água, sendo mais rica nesse componente do que a banana ? exemplifica a especialista.

O representante da USA Pears, importadora da fruta no Brasil, Francesco Sicherle, explica que o mercado brasileiro recebe diversas variedades vindas do exterior todos os anos e que a criatividade pode torná-la um elemento bastante flexível na mesa.

? As peras são excelentes ingredientes para a elaboração de pratos diferenciados, pois mantêm seu sabor e forma quando cozidas. Além do consumo da fruta in natura, elas podem ser utilizadas em diversas receitas de bolos, tortas, pães e doces ? explica Sicherle.

Ele afirma ainda que as peras americanas são comuns nesta época do ano no Brasil pois este é o período do auge da safra no Estados Unidos.

Conforme, Sicherle uma pera americana, de tamanho médio, contém 2,32 gramas de fibras ao natural e 4,08 gramas de fibras digestivas, que representam um papel importante na prevenção de alguns tipos de câncer.

? Composição nutritiva de uma pera média, de 166 gramas

:: Calorias : 98

:: Carboidratos: 25 gramas

:: Total de Fibras Digestivas: 4,8 gramas

:: Pectina: 1,8 gramas

:: Ácido Ascórbico: 7 miligramas

:: Potássio: 2,8 miligramas

:: Sódio: não há

? Harmonizando a fruta com queijos e vinhos

A pera Americana é um complemento especial para realçar o paladar de vinhos e queijos. Sicherle afirma, no entanto, que há alguns truques para fazer as combinações corretas. Confira as dicas de Sicherle:

:: Peras Anjou verde

O ideal é apreciar a fruta combinada com queijo tipo Camembert ou Fresco de Cabra. O vinho ideal para completar o menu é o Chadornnay ou o Pinot Gris. As peras Anjou têm cor verde clara e não mudam ao amadurecer. Seu sabor doce e suave tornam-nas ideais para também serem consumidas in natura e em saladas.

:: Peras Anjou vermelhas

Esta variedade combina perfeitamente com os queijos Gouda e Cheddar e os vinhos Syrah e Cabernet Sauvignon. Essa variedade de pera tem sabor doce e suave, também excelente para o consumo in natura e em saladas.

:: Peras Bartlett

Elas mudam da cor verde para o amarelo quando amadurecem. São ideais para o consumo in natura, em sobremesas e saladas. O sabor das peras Bartlett é realçado quando degustadas com queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, de Cabra Feta e com os vinhos Riesling e Prosecco.

:: Peras Comice

Elas são excelentes para acompanhar queijos finos. São harmonizadas com os sabores do queijo Brie e de Cabra envelhecido e dos vinhos Chadornay e Riesling. A fruta está entre as peras americanas mais doces e suculentas.

:: Peras Bosc

Esta variedade tem cor café e formato do corpo alongado. A polpa é firme e doce e é uma ótima opção para decoração de pratos sofisticados. A combinação ideal para apreciar o sabor da pera Bosc é o queijo azul ou Cheddar com acompanhamento dos vinhos Pinot Noir e Harvest Riesling.

Leia mais
Comente

Hot no Donna