Saiba quais procedimentos estéticos são indicados e quais são proibidos na gravidez

Nem todos os tratamentos podem ser feitos nesse período, pois podem afetar a saúde do bebê

A lua influencia no trabalho de parto? Quais exercícios favorecem a dilatação? Confira a seguir
A lua influencia no trabalho de parto? Quais exercícios favorecem a dilatação? Confira a seguir Foto: divulgação

Durante a gravidez muitas mudanças ocorrem no corpo: aumento da circunferência abdominal, o surgimento de estrias, varizes, alterações de unhas, cabelo, pele são alguns exemplos. As novas curvas e as temidas estrias deixam qualquer mulher inquieta, fazendo com que as mais ansiosas procurem tratamentos estéticos ainda durante a gravidez. No entanto, nem todos os procedimentos podem ser feitos nesse período, pois podem afetar a saúde do bebê, de acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Para não correr este risco, saiba quais tratamentos estéticos estão liberados e quais estão proibidos durante a gravidez:

:: Manchas no rosto e na barriga

Pode-se usar cremes clareadores formulados por um especialista que não contenham ácido retinoico ou hidroquinona. A fórmula pode ter ácido kójico, ácido azelaico e arbutim em baixas concentrações. Podem ser aplicados também cremes com vitamina C. É indicado usar sempre protetor solar com proteção ultravioleta UVA e UVB.

:: Peelings

São indicados somente os peelings dermoabrasivos (cristal ou diamante). Os químicos (com ácido retinoico, ácido tricloroacético, etc) não podem ser feitos durante a gravidez e a amamentação.

:: Maquiagem e esmaltes

De acordo com Fernando, a gestante pode usar esmalte e maquiagem sem restrição alguma neste período.

:: Cremes com DMAE (ácido dimetilaminoetanol) para o rosto

Não são indicados na gestação, assim como os que contêm ácido retinóico e a hidroquinona.

:: Depilação com cremes depilatórios

Cremes depilatórios, descorantes de pelos e laser para depilação estão proibidos. Faça a depilação com lâmina ou cera.

:: Drenagem linfática

A drenagem linfática é ótima para aliviar as dores nas pernas causadas pela retenção de líquido na gravidez. Alguns cuidados devem ser tomados como: evitar a drenagem do abdômen e não usar cremes corporais com nicotilato de metila e/ou cafeína.

:: Tratamentos para acne

A acne pode piorar no primeiro trimestre da gravidez, pois nessa fase aumenta a produção do hormônio progesterona. Ela pode ser tratada com antibióticos específicos orais e tópicos, sabonete líquido com ácido salicílico em baixas concentrações indicados por um especialista.

:: Tratamentos para as estrias

Use hidratantes potentes formulados com óleos (amêndoas, semente de uva, rosa mosqueta, etc.) ou ácido lático. A ureia não deve ser usada. Pode-se fazer também peeling de cristal, caso as estrias não estejam localizadas no abdômen.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna