Salto alto pode “encolher” as fibras musculares da panturrilha

Pesquisadores alertam que alongamento ajuda a evitar o problema

Não esqueça dos cuidados com as unhas dos pés no inverno
Não esqueça dos cuidados com as unhas dos pés no inverno Foto: Adriana Franciosi

O uso em excesso do salto alto pode causar problemas de postura: isso toda mulher sabe. Porém novos estudos revelam que passar o dia nas alturas pode comprometer ainda mais a saúde.

Pesquisa realizada com mulheres que usam salto frequentemente confirmou que suas fibras musculares são, em média, 13% menores do que as que não usam sapatos altos. Oitenta mulheres foram acompanhadas.

O salto mínimo usado pelas participantes era de 5cm. Elas reclamavam que andar com os pés em curvatura plana era “desconfortável”. Exames mostraram que havia sim diferença no tamanho das fibras musculares das mulheres que caminhavam sempre nas alturas. O estudo também concluir que os tendões são afetados (ficam mais espessoas e duros, o que impede que o pé se estique o suficiente).

Os pesquisadores recomendaram após a divulgação do resultado que as mulheres apostem em exercícios de alongamento simples – como apoiar a ponta dos pés em um degrau de escada e ficar na ponta dos pés, em seguida baixá-los, curvando os calcanhares).

:: Alterne o salto alto para evitar problemas

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna