Satisfação sexual feminina aumenta com o passar da idade

Metade das mulheres com 80 anos ou mais disse estar satisfeita a maior parte do tempo

Foto: Stock Photos

Uma nova pesquisa mostra que a satisfação sexual das mulheres pode realmente aumentar com a idade. O estudo, publicado na edição de janeiro do “American Journal of Medicine”, analisou tanto a satisfação sexual relacionada a fatores como o uso de hormônios, frequência de excitação, lubrificação, orgasmo e dor durante o ato sexual juntamente com o desejo sexual e a satisfação entre 806 mulheres com idade de 40 a 100 anos (média de idade de 67 anos, 63% pós-menopausa).

Os pesquisadores descobriram que, enquanto a atividade sexual diminui conforme a mulher envelhece, cerca da metade delas com 80 anos ou mais disse ser sexualmente satisfeita a maior parte do tempo ou o tempo todo.

De fato, as mulheres mais velhas estudadas eram as mais satisfeitas em geral, e as mulheres mais velhas que tinham sido recentemente sexualmente ativas relataram que tinham orgasmos satisfatórios quase com a mesma freqüência das mulheres mais jovens. Entre as mulheres que eram sexualmente ativas, cerca de 67% disseram que chegaram ao orgasmo na maioria das vezes ou todas as vezes em que tiveram relações sexuais.

Mas 40% de todas as mulheres avaliadas relataram nunca ou dificilmente ter desejo sexual. Um terço das sexualmente ativas disse que tinha baixo desejo sexual. E mais: 61% das mulheres disseram que estavam felizes com suas vidas sexuais ? independentemente do nível de suas atividades sexuais, e sem importar também se tinham um parceiro ou não.

Os autores esclarecem que neste estudo em especial, “a atividade sexual nem sempre era necessária para a satisfação sexual. As que não eram sexualmente ativas podem chegar à satisfação através de toques, carícias ou outras intimidades desenvolvidas ao longo de um relacionamento de longo prazo”.

Leia mais
Comente

Hot no Donna