Sem timidez: homens frequentam clínicas estéticas e fazem tratamento para reduzir medidas abdominais

Massoterapia e reeducação alimentar são aplicadas conjuntamente

A famosa palmadinha é motivo de discordância entre especialistas em educação
A famosa palmadinha é motivo de discordância entre especialistas em educação Foto: Jessé Giotti

Por questões culturais, muitos homens ainda resistem a assumir sua vaidade. Mas, a procura por tratamentos estéticos masculinos vem aumentando tanto que já existem clínicas exclusivas para eles. Segundo Silvia Pereira, gerente de uma clínica focada nas necessidades dos homens, o público é de todas as idades e das mais diversas classes sociais.

– Eles estão cada vez mais preocupados com a beleza e não têm mais tanta vergonha em assumir isso – explica a gerente, ressaltando que um dos campeões de procura é o tratamento que alia drenagem linfática com reeducação alimentar.

Conforme a nutricionista Joana Lemos, o tratamento é desenvolvido em duas frentes. A massagem modela o corpo, enquanto a reeducação alimentar vai aumentar o nível da massa magra e diminuir o de gordura corporal.

Joana explica que é preciso se basear nas necessidades de cada paciente e no dia a dia deles para garantir a continuidade do processo.

– As pessoas acham que reeducação alimentar significa passar fome e comer alimentos sem gosto. Nada disso. A reeducação prevê uma nova postura na hora das refeições levando em conta o que o paciente gosta de comer e a disponibilidade de tempo diário que ele tem para se alimentar. Não adianta eu fazer um plano mirabolante que ele não vai conseguir cumprir ou não vai ter prazer em seguí-lo – ressalta a nutricionista ao confirmar que a maioria dos pacientes busca o procedimento por razões estéticas, mas que também há quem o procure por questões de saúde.

Joana trabalha em parceria com a massoterapeuta Aline Alcântara, responsável por executar o tratamento linfático. Segundo ela, no primeiro encontro é feita uma avaliação do paciente, que leva em consideração suas expectativas e necessidades, além do biotipo e composição corporal de cada um.

– A drenagem linfática é uma técnica pela qual auxiliamos o organismo a liberar todo o líquido retido no corpo. Essa técnica, aliada a reeducação alimentar, garante ao paciente um redução real de medidas. E eles adoram porque isso os deixa melhor consigo mesmo e melhora a qualidade de vida deles – afirma.

Aline explica que o tratamento procura estimular as linfas a liberarem este líquido retido por meio de uma suave compressão em pontos estratégicos como as pernas, o abdômen, as virilhas, as axilas, as glândulas mamária e atrás dos joelhos.

– A retenção de líquidos é um processo natural do corpo, especialmente por causa do estresse e do corre corre diário. Mas a pressão alta e o uso de cortisona ou corticóide, são causas clínicas para o problema – explica.

O resultado do tratamento, que dura em média três meses, costuma incluir ainda uma melhor circulação sanguínea, uma melhor qualidade do sono, um melhor funcionamento do intestino e da bexiga, além de liberar toxinas que poderiam causar acnes e danificar a saúde da pele.

Assista ao vídeo em que as especialistas aplicam as técnicas de massagem:

A especialista alerta, no entanto, que a redução das medidas não significa definir o corpo.

– É importante que os pacientes tenham clareza de que este tipo de tratamento não significa definir o abdômen, por exemplo. Isso só acontece com a prática regular de exercícios, o que é altamente recomendável – aconselha.

Leia mais
Comente

Hot no Donna