Séries infantis saem da TV e vão ao palco

A galerinha do Isa TKM
A galerinha do Isa TKM Foto: Divulgação

Um boneco, uma roupa, uma caneta, um espetáculo. Os programas da TV paga não dão origem só a brinquedos, mas também a shows milionários que invadem os palcos das principais capitais do Brasil e deixam as crianças enlouquecidas.

Adolescentes apaixonadas, cantoras, cachorros falantes, guerreiros alienígenas e até o vetusto Homem-Aranha competem por arrebanhar crianças para os auditórios. Para os canais de televisão, os megaeventos são uma nova “plataforma’’, na linguagem dos diretores de marketing, que engloba internet, DVD, brinquedos e o próprio desenho.

Na agenda dos espetáculos que reúnem milhares de fãs mirins, há dois anos, os Backyardigans são habituais no Brasil. Para outubro, o Discovery comprou os direitos do espetáculo do cãozinho Doki, que nem programa tem, só aparece nas vinhetas educativas do canal.

– Ele é uma metáfora de um garoto de seis anos, que é a média de nossa audiência. Merece o investimento – afirma Medin.

A rede Nickelodeon vê a febre nos palcos como foi, no passado, o fenômeno dos parques temáticos.

– As crianças querem interagir com os personagens – diz Jimmy Leroy, vice-presidente de conteúdo da Viacom.

No mês passado, estreou o primeiro investimento do Cartoon nessa área, com Ben 10. Adriana de Souza, diretora de licenciamento do canal, diz ver a oportunidade como “uma nova experimentação com os personagens’’. Para o pai, é fácil levar as crianças a um espetáculo grandioso, com um personagem de que os pequenos já gostam.

Juliana Araripe, uma das atrizes da série Mothern e mãe de uma menina de quatro anos, acha que o megashow encanta pela grandiosidade.

Tem uma sedução muito grande para as crianças. Para o pai, fica fácil de acertar no pouco tempo que tem de lazer. Mas a gente também precisa instigar.

O que encanta a gurizada

Charlie & Lola
– O que é: garoto de sete anos ajuda a irmã menor, de cinco anos, nas tarefas e brincadeiras do dia a dia
– Na TV: segunda a sexta, às 8h. Sábado e domingos, às 9h e às 20h30, no Discovery Kids

Isa TKM
– O que é: novela musical sobre adolescente de 15 anos que é apaixonada pelo menino mais popular do colégio e sonha ser estrela do rock. TKM é uma abreviação para “Te Kurto Muito’’, nas mensagens curtas na web e no celular
– Na TV: o Nickelodeon promete uma segunda temporada, a se chamar “Isa TK+’’, para o começo de 2010

Doki
– O que é: cachorro imita criança de seis anos e ensina noções básicas de ecologia, cidadania e matemática
– Na TV: apresentado durante os intervalos dos programas do Discovery Kids

Peixonauta
– O que é: um peixe que consegue viver fora d’água, um macaco e uma menina desvendam mistérios propostos por uma bola colorida
– Na TV: segunda a sexta, às 11h30 e às 19h30, no Discovery Kids

Leia mais
Comente

Hot no Donna