Símbolo de rebeldia, os tênis ganharam os pés de mulheres poderosas

Você também pode reinventar o modo de usar o seu par

Michelle Obama e os tênis metálicos da Lanvin, que custam US$ 540
Michelle Obama e os tênis metálicos da Lanvin, que custam US$ 540 Foto: AP

A regra é clara. A cada aparição pública da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, sua roupa rapidamente vira tendência. Assim foi com os cardigãs, os cintos usados com tubinhos e as sapatilhas para o dia a dia. Por isso, quando ela foi a um evento oficial no ano passado com um tênis dourado da Lanvin, logo as antenas dos fashionistas se acenderam.

A partir daí, virou tradição: sempre que visita uma escola, tem atividades nos gramados da Casa Branca ou sai de férias, Michelle calça um par diferente de tênis. Na mesma linha, está a nova musa fashion, a primeira-dama inglesa, Samantha Cameron. SamCam, como é conhecida na imprensa inglesa, é consultora criativa da Smythson e tem 39 anos.

Ela acabou de ter neném e durante toda a gravidez desfilou com tênis charmosos e com roupas cada vez mais modernas. Quando desceu os degraus do número 10 da Downing Street em Londres com um vestido longo, uma jaqueta de motoqueiro e um All-Star Converse preto, todo mundo sabia que o tênis se tornaria item obrigatório no armário das mulheres importantes.

O estilo despojado fez com que as duas estivessem, recentemente, entre as mulheres mais estilosas de 2010 eleitas pela revista norte-americana Vanity Fair. Elas conseguiram tirar o tênis das meninas jovens e usá-lo com elegância. Michelle sempre o acompanha com calças capri e cardigãs charmosos em situações que exigem um look casual. Já Samantha usa de uma maneira mais formal, com vestidos longos, calças jeans e blazeres. Nada excepcional se elas não fossem casadas com dois dos homens mais poderosos do mundo.

Por isso, mulheres do mundo todo se sentiram mais compelidas a usar o tênis com elegância. É importante considerar, entretanto, que elas são da geração dos anos 1980 e foram das primeiras a usarem o tênis de maneira casual sem querer parecer rebeldes. Nada mais natural que aos 40 anos elas continuem usando o calçado, mas agora de uma forma elegante e profissional. Como você que não frequenta eventos oficiais pode aderir à moda? Basta escolher um modelo charmosinho e combinar com jeans, calças de alfaiataria e vestidos elegantes.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna