Sites, blogs e perfis de personagens em redes sociais aproximam o público da ficção das novelas

Folhetins globais usam a internet como forma de complementar a história da TV

Site de Ti-Ti-Ti hospeda blogs dos estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício
Site de Ti-Ti-Ti hospeda blogs dos estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício Foto: TV Globo

O universo das novelas nunca esteve tão acessível. E nem é preciso mais esperar as produções irem ao ar para se inteirar sobre tramas. De olho na força da Internet, as novelas apostam cada vez mais alto na produção de conteúdo para a rede mundial de computadores. E disponibilizam em seus sites cenas exclusivas, curiosidades dos bastidores, entrevistas, capítulos na íntegra e links para blogs e perfis oficiais dos personagens no Twitter, onde eles conversam com seus seguidores como se existissem na vida real.

É como se o espaço virtual se tornasse uma espécie de intercessão entre ficção e realidade. No site da novela Araguaia, da Globo, por exemplo, é possível não só saber as últimas novidades sobre os próximos capítulos, mas também conhecer o rio que dá nome à trama.

No de Passione, os internautas podem twittar quem acreditam ser o autor das cartas anônimas que a família Gouveia está recebendo ou, ainda, ver cenas exclusivas como a que Saulo (Werner Schünemann) confessa que está furioso com Gerson (Marcelo Antony). Quem quiser, pode, ainda, acompanhar o blog pessoal de Melina (Mayana Moura) e seus truques de moda.

Já o site de Ti-ti-ti, além de disponibilizar links para blogs e perfis no Twitter de alguns personagens, hospeda sites da revista fictícia Moda Brasil e dos estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício.

Interesse

O interesse do público pelas novas possibilidades de interação é notório. Na segunda semana de Passione no ar, os acessos ao conteúdo no site da novela chegaram a 650 mil. Essas novidades são uma maneira de transformar a Internet em uma aliada, já que ela abocanha boa parte do tempo que antes era dedicado à TV.

? O objetivo é aprofundar o relacionamento do telespectador com o programa e enriquecer sua experiência com as tramas e os personagens ? explica Alex Medeiros, gerente de desenvolvimento de novos formatos da Globo.

Vilões, agora, desentenderam-se até no Twitter

Recentemente, vários personagens de novelas globais ganharam contas oficiais no Twitter. Em Passione, os perfis de Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes) crescem na rede, com mais de 2 mil seguidores cada. No microblog, a dupla de vilões conversa entre si, troca farpas e comenta os acontecimentos recentes.

“Estou supertensa aqui. Vou escolher o vestido para o jantar de gala com a minha sogrinha”, escreveu Clara, antes de ir ao ar o capítulo em que ela é apresentada por Totó (Tony Ramos) à família Gouveia.

? A base de tudo são as tramas, personagens e diálogos que crio. Mas não posto mensagens ? explica Silvio de Abreu, autor de Passione.

A função de atualizar os sites e as redes sociais cabe a equipes específicas. Na Globo, o conteúdo jornalístico é produzido pela Divisão de Internet da Central Globo de Produção, enquanto os blogs e outras redes que estendem a trama são redigidos pela Central Globo de Desenvolvimento Artístico.

Para deixar a realidade virtual dos personagens coerente com o que é exibido no ar, a equipe acompanha de perto todos os capítulos, do texto à exibição. No caso de Malhação, especificamente, todo o conteúdo do site passa pela aprovação do autor, Emanuel Jacobina, antes de ser publicado.

Além da dramaturgia

A interação da TV com a Internet não se resume às novelas. Atualmente, é comum que os programas usem as redes sociais para pedir sugestões de pauta, encontrar personagens para as matérias e interagir com os internautas durante a exibição.

Exemplo disso foi a edição do Video Music Brasil (VMB) deste ano, que aconteceu no dia 16. Para oferecer conteúdo exclusivo para a Internet, ela foi transmitida ao vivo por oito câmeras diferentes, no site da MTV.

Pioneira
Luciana, de Viver a Vida, novela que antecedeu Passione, foi uma das primeiras personagens de tramas da Globo a ganhar seu blog. Ele virou uma febre entre os internautas, que começaram a dar palpites sobre o futuro dela na trama

DA TV PARA A REDE
Passione: http://passione.globo.com
Ti-ti-ti: http://tititi.globo.com
Malhação: http://malhacao.globo.com
Araguaia: http://araguaia.globo.com 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna