Sobrepeso pode causar dores nas costas

A cada 10kg acima do peso ideal, o risco de que as dores apareçam é de 20%

Cerca de 82% dos entrevistados alegam que a preocupação de as crianças se machucarem é um impedimento na hora de deixá-las experimentar coisas novas
Cerca de 82% dos entrevistados alegam que a preocupação de as crianças se machucarem é um impedimento na hora de deixá-las experimentar coisas novas Foto: Divulgação

Grande parte da população sabe que a obesidade é uma das grandes causadoras de dores na coluna, mas o que não se atentam é que não é preciso estar na categoria “obeso” para que a que a coluna seja afetada. Segundo especialistas, a cada 10 quilos acima do peso, o risco de que as dores apareçam é de 20%.

Com o aumento do peso a coluna vertebral é sobrecarregada, pressionando os discos, o que pode resultar em uma hérnia. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil passou de 11,4% para 13%.

Na maior parte dos casos em que pacientes obesos ou um pouco acima do peso procuram consultórios médicos, não existe a necessidade de uma interferência cirúrgica. Apenas com um acompanhamento médico através de medicamentos e também de seções de fisioterapia e exercícios, já é possível ter uma melhora no problema.

? Como em 80% dos casos não existe a necessidade de uma cirurgia, a dica é que o paciente procure um médico ortopedista, para que após alguns exames sejam prescritos alguns medicamentos amenizando as dores e, posteriormente, possa iniciar as seções de fisioterapia e de exercícios físicos específicos, como o pilates ? afirma o médico Jefferson A. Galves, membro do Grupo Medicina da Coluna.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna