Sonho do vestido de noiva está presente no imaginário feminino desde a infância

Livro O vestido de noiva, de Harriet Worsley, traz seleção de trajes inesquecíveis

Raquel Pacheco que ficou famosa como a garota de programa Bruna Surfistinha
Raquel Pacheco que ficou famosa como a garota de programa Bruna Surfistinha Foto: Carol do Valle

Algumas sonham com o vestido da Lady Di, outras pensam em um manequim mais femme fatale. Para abordar o assunto de maneira democrática, a autora inglesa Harriet Worsley, especialista em moda pela Central Saint Martins College of Arts & Design, selecionou modelos que datam desde 1900 até os dias atuais.

Reunidos em mais de 300 páginas de fotografias, os vestidos de noiva também contam, segundo a escritora, a história da moda no século 20. Para esclarecer as leitoras quanto ao estilo de cada época, Harriet organizou a publicação em dez capítulos. Fonte de inspiração, o livro traz referências de cortes, tecidos, véus, grinaldas, casquetes, penteados, sapatos e outros adereços para o grande dia da noiva.

Confira alguns modelos abaixo:


A princesa Alexandra, filha de Cristiano IX da Dinamarca e consorte do rei Eduardo VII, é retratada com o vestido que usou na cerimônia do casamento em março de 1863.


A atriz Audrey Hepburn posa para a câmera em 1954. As luvas brancas e longas, e os requintados vestidos de festa, eram o modelo padrão das noivas na década de 1950.


A atriz Mia Farrow ata os laços com Frank Sinatra em Las Vegas (EUA), em 1966. A simplicidade do vestido com o casaquinho combina perfeitamente com os traços delicados e o cabelo curto da atriz.


O longo vestido de noiva de Yves Saint Laurent para sua coleção primavera/verão 1999 inspira-se em vestidos da Grécia e da Roma Antigas. O estilo império enfatiza o decote, aianda que discreto. Nos cabelos, flores substituem o véu.


A pin-up Dita von Teese certamente soube atrair as atenções em seu casamento com o cantor Marylin Manson em 2005. Seu vestido violeta furta-cor foi desenhado por Vivianne Westwood.


O estilista Karl Lagerfeld entra na passarela com uma de suas modelos na coleção outono/inverno 2006-2007 da Chanel, em Paris. A modelo usa um vestido de noiva em forma de túnica, com calça skinny.


Aos 28 anos, a cantora mexicana Thalia casa-se com o empresário Tommy Montola, 52, em 2000. Mitzy foi o estilista do vestido da estrela latina, que tinha uma cauda de 17 metros. O véu curto destaca o decote na altura dos ombros. 

Leia também
:: Livro reúne 300 sugestões de vestidos

Leia mais
Comente

Hot no Donna