Sopas: opção saudável para o cardápio de inverno

Veja algumas receitas de sopas para preparar nessa estação

Sopa de ervilha
Sopa de ervilha Foto: Ver Descrição

Com a chegada do inverno, fica difícil pensar em opções mais saudáveis para o cardápio. Em época de fondue, feijoada e outros pratos saborosos e altamente calóricos, a opção mais light ainda parece ser a boa e velha sopa. Confira abaixo algumas receitas para equilibrar a sua dieta com opções mais nutritivas – e muito saborosas:

Sopa de Ervilha

Ingredientes
? 1 lata de ervilhas (200g)
? 500 ml de água
? 1 tablete de caldo de carne
? ½ cebola picada 
? 2 fatias de bacon picadas 
? Sal a gosto
? 100 g de calabresa picada em cubos bem pequenos
? Pimenta, cheiro verde, manjericão a gosto

Modo de preparo
Ferva a água com o caldo de carne até que o tablete se dilua no líquido. Bata este “caldo” com as ervilhas escorridas num liquidificador até ficar cremoso. Refogue a cebola, o bacon e a calabresa até dourar, e adicione os temperos. Para finalizar, adicione o creme batido no liquidificador e misture até ficar homogêneo.

* * *

Sopa de Mandioquinha com Frango

Ingredientes
? 4 copos (800 ml) de água
? 2 xíc. (chá) de mandioquinha em cubos
? ½ cebola picada
? 1 dente de alho picado
? ½ peito de frango
? Sal e salsa picada a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, a mandioquinha, a cebola, o alho e o frango e cozinhe por 20 minutos. Reserve o frango e bata o caldo no liquidificador. Desfie o frango e junte ao caldo batido. Tempere com o sal e a salsa e ferva por mais 10 minutos.

* * *

Sopa na Moranga do Anonymus Gourmet

Ingredientes
? 1 moranga
? ½ quilo de carne bovina com osso (pode ser ossobuco)
? 1 xícara (cafezinho) de molho de soja
? 1 cebola
? 1 tomate
? 2 cenouras
? 1 chuchu
? 1 abobrinha
? 1 quilo de aipim/mandioca
? 3 colheres (sopa) de massa de tomate
? 1 molho de espinafre
? 1 copo de caldo de carne

Modo de preparo
? Comece lavando bem a moranga. Abra uma tampa, na parte superior. A moranga será o recipiente onde a sopa será servida. Guarde a tampa.
? Cave o interior da moranga com uma colher para retirar as sementes e um pouco da moranga também. Reserve os pedaços de moranga.
? Tempere o interior e as laterais da moranga com sal. Arrume-a em uma forma, tampe com a parte superior retirada e leve ao forno preaquecido por 1 hora, em média. Cuide para a moranga ficar macia por dentro mas sem se desmanchar.
? Enquanto a moranga assa no forno, vamos preparar a sopa. Coloque uma panela de pressão, sem a tampa, no forno e leve os pedaços de carne com osso para refogar.
? Deixe fritar um pouco com óleo e acrescente o molho de soja. Quando a carne estiver dourada acrescente o restante dos ingredientes, todos cortados em pedaços. Primeiro a cebola, depois o tomate, cenouras, chuchu, abobrinha o aipim ou mandioca, as 3 colheres de massa de tomate, as folhas do espinafre e o copo de caldo de carne.
? Complete com um pouco mais de água e feche a panela de pressão.
? Quando começar a pressão, conte 30 minutos em fogo baixo.
? Espere sair a pressão e abra a panela. Bata tudo no liquidificador, em várias vezes, e vá arrumando tudo em outra panela. Misture. Leve ao fogo para deixar tudo bem quente.
? Arrume um pouco dentro da moranga e sirva em seguida. Você pode, na hora de servir, retirar uns pedaços de moranga e repor a quantidade de sopa dentro da moranga quando acabar. Fica uma delícia com queijo ralado e salsinha picada.
? Assista aqui ao preparo dessa receita

? Quer ver a sua receita aqui no Donna Online? Mande um e-mail pra gente!
? Restaurantes que servem sopa em Porto Alegre

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna